Notas do FC Porto-Leixões: Levantar ferro para não ficar a 'ver navios'

Os comandados de Sérgio Conceição sofreram diante dos homens de Matosinhos, mesmo com mais um elemento em campo.

Notícia

© Getty Images

David Silva
24/12/2023 08:00 ‧ 24/12/2023 por David Silva

Desporto

Análise

Foi uma vitória em 'serviços mínimos'. O resultado já nada importava para a competição - o FC Porto estava fora da Taça da Liga, à partida - mas a vitória seria de grande importância para os adeptos, e para o próprio Sérgio Conceição, que pediu "máxima seriedade" antes do jogo. Os dragões ganharam por 2-1, com alguma dificuldade.

O jogo até começou bem para o FC Porto, com um golo do irrequieto Francisco Conceição, numa bela execução técnica, a aproveitar uma bola perdida após um canto. Isto, aos sete minutos. Nota para a titularidade, do lado contrário, de Moisés Conceição - irmão de Francisco e filho de Sérgio.

Aos 14', o Leixões empatou com uma grande penalidade cometida por Marko Grujic. Empurrou Adriano Amorim pelas costas, numa má abordagem, e José Bessa apitou. Fabinho, do Leixões, marcou o penálti com categoria. Jogo empatado. 

Já na fase final da primeira metade, os leixonenses ficaram reduzidos a dez homens. Wakaso entrou de forma imprudente sobre Romário Baró e viu o segundo cartão amarelo, aos 41 minutos. Se a tarefa dos 16.º classificados da II Liga já era difícil, mais ficou. 

Na segunda parte, Conceição foi introduzindo jogadores como Taremi, Evanilson, Pepê ou Galeno, apercebendo-se da incapacidade da equipa em concretizar chances de golo. O Leixões recolheu-se bem. E foram dois substitutos a alcançar a viragem - Evanilson foi derrubado por Leo Bolgado e Taremi marcou a grande penalidade, aos 83', devolvendo alguma tranquilidade às bancadas. O FC Porto despede-se, assim, da Taça da Liga sem poder revalidar o título. 

Como versa a música d'Os Azeitonas: Anda comigo ao porto de Leixões ver os navios/ A levantar ferro/ Rasgar o mar. Bem teve o FC Porto de esforçar-se para levar de vencida o emblema daquela região. 

Figura 

Francisco Conceição foi, de longe, o melhor jogador do FC Porto. Muito desequilibrador, ameaçou não só no golo  (de belo efeito) como noutras ocasiões. A verdade é que 'Chico' tem feito boas exibições ultimamente e reclama mais minutos na equipa.

Surpresa

Adriano Amorim foi, do lado do Leixões, o mais desequilibrador durante a primeira parte, enquanto os 'bebés do mar' jogavam com onze jogadores. Ganhou a falta da grande penalidade e mostrou pormenores de recorte técnico que chamam a atenção. Tem 21 anos e está na segunda temporada em Portugal. 

Desilusão

Marko Grujic já reclamou publicamente mais minutos esta temporada mas não o fez por merecer durante este jogo. Cometeu a grande penalidade de forma escusada, falhou uma grande oportunidade aos 43' e não fez a diferença no meio-campo. 

Treinadores

Sérgio Conceição tinha avisado que ia encarar este jogo com competitividade. Rodou bastante a equipa, esperando talvez que os suplentes aproveitassem a oportunidade para se mostrarem. Não aconteceu. Teve de por 'toda a carne no assador' na segunda parte e só assim levou de vencida o Leixões. Fez bem.

Pedro Ribeiro, que já treinou na I Liga, teve a oportunidade de reaver o FC Porto. Apresentou uma equipa atrevida na primeira parte e compacta durante a inferioridade numérica. Não fosse o penálti, estaríamos aqui a falar de um empate para o técnico. Nota positiva. 

Árbitro

José Bessa teve um critério muito apertado, especialmente na primeira parte. Fê-lo mostrar muitos cartões amarelos o que, em parte, justifica a expulsão de Wakaso (o segundo amarelo é indiscutível, o primeiro nem tanto). Na segunda parte, alargou um pouco o critério, talvez para não estragar mais o espetáculo, mostrando alguma incoerência.

Leia Também: Penálti 'salva' FC Porto diante do Leixões em duelo de Conceições

Leia Também: O penálti que 'salvou a honra' do FC Porto na Taça da Liga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pepê reage ao 'adeus' de Galeno ao FC Porto: "És merecedor"

FC Porto

Pepê reage ao 'adeus' de Galeno ao FC Porto: "És merecedor"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto1941
4Sp. Braga1937
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave1923
11Moreirense1923
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Um dos primeiros Tesla Model Y mereceu decoração especial

Tesla

Um dos primeiros Tesla Model Y mereceu decoração especial

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas