A 'chicotada psicológica' funcionou mesmo na Luz. Na noite que marcou o regresso de Bruno Lage ao comando técnico dos encarnados, o Benfica recebeu e goleou, este sábado, o Santa Clara, por 4-1, em jogo da quinta jornada da I Liga.
Vinícius Lopes deixou os açorianos a vencer desde cedo na Luz, mas Akturkoglu, Florentino Luís, António Silva e Di María construíram os quatros golos da reestreia vitoriosa de Bruno Lage.
Filme do jogo:
A noite era de estreias e reestreias na Luz. Nesta que era a segunda vida de Bruno Lage ao leme do clube lisboeta, o treinador setubalense rompeu por completo com o que vinha sendo o esquema tático apresentado por Roger Schmidt. O duplo pivô do meio-campo formado por Florentino e Leandro Barreiro, que já tinha morte anunciada, foi 'enterrado' por Lage, com o médio português a resistir no onze inicial. Akturkoglu saltou para a estreia no onze e Rollheiser também teve honras de titularidade.
No seio do que era uma noite de regressos, e com bom ambiente no Estádio da Luz, eis que o Santa Clara fez questão de deitar um balde de água fria logo aos dois minutos, com uma pequena ajuda de Otamendi. Vinícius Lopes aproveitou um alívio em falso do argentino e ganhou no frente a frente a Trubin, colocando os açorianos na frente.
A entrada de rompante dos insulares deixou a equipa encarnada atordoada, mas a verdade é que os homens de Bruno Lage foram conseguindo crescer no jogo e recuperar a confiança. O estreante Akturkoglu não podia pedir melhor estreia com a camisola das águias e serenou os ânimos com um remate certeiro aos 27 minutos. O jovem contratado ao Galatasaray bem pode agradecer ao compatriota Kokçu que lhe entregou uma bela assistência.
O tiro certeiro do turco deu outra alegria aos encarnados e o Benfica chegou mesmo ao segundo golo no encontro aos 34 minutos. Num lance estudado, Di María cruzou para a cabeça de Otamendi ao segundo poste, que atirou para o desvio certeiro de Florentino. Foi o primeiro golo do médio esta temporada. Ainda assim, o Santa Clara pediu antes do pontapé de canto, por uma entrada de Otamendi sobre o brasileiro Safira.
Embora a dominar nesta reta final da primeira parte, o Benfica não recolheu ao balneário sem antes se cruzar um novo susto: num lance rápido de ataque do Santa Clara, Vinícius Lopes fugiu pelo corredor direito, assistiu Gabriel Silva em zona central e o brasileiro atirou ao poste, com Trubin completamente batido.
Sem fazer alterações para a segunda parte, Bruno Lage, que já tinha gesticulado para a bancada por forma a pedir apoios aos adeptos, viu a sua equipa marcar o terceiro da noite logo no arranque da etapa complementar. Kokçu tirou um pontapé de canto com conta, peso e medida, António Silva saltou mais alto do que toda a gente e cabeceou para o golo.
O momento de magia da noite estava reservado para o minuto 58. Após um passe sensacional de Bah, Di María ficou em boa posição para marcar o melhor golo da partida. Com a classe a que já habituou os adeptos encarnados, o argentino aproveitou a saída de Gabriel Batista para fazer um chapéu ao guarda-redes brasileiro do Santa Clara.
Já com o resultado final controlado, houve ainda tempo para Bruno Lage promover novas estreias pelo Benfica. O suíço Zeki Amdouni cumpriu os primeiros minutos de águia ao peito, entrando para o lugar de Rollheiser aos 67 minutos. Quem também fez o primeiro jogo em 2024/25 foi o norueguês Schjelderup, que rendeu o estreante Akturkoglu (73').
Feitas as contas, o Benfica, que na última ronda tinha empatado em Moreira de Cónegos, saltou para o terceiro lugar com dez pontos, os mesmos que o Famalicão e à frente do FC Porto, que joga este domingo contra o Farense.
Por seu turno, o Santa Clara regressa às derrotas depois de duas vitórias seguidas, com o conjunto de Vasco Matos a ocupar o sexto lugar com nove pontos.
Momento de jogo: O golo do empate anotado pelo estreante Akturkoglu deu mais confiança aos encarnados, após um início periclitante, que partiram depois para a goleada na estreia de Bruno Lage.
Equipas iniciais
Benfica: Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Carreras; Florentino, Rollheiser; Di María, Kökcü, Akturköglu e Pavlidis.
Suplentes: Samuel Soares, Amdouni, Arthur Cabral, Leandro Barreiro, Schjelderup, Prestianni, Kaboré, Beste e Tomás Araújo.
Santa Clara: Gabriel Batista, Frederico Venâncio, Luís Rocha, Sidney Lima; Lucas Soares, Adriano, Pedro Ferreira, Mateus Araújo; Vinícius, Gabriel Silva e Alisson Safira.
Suplentes: Néneca, Diogo Calila, Matheus Pereira, Ricardinho, João Costa, Bruno Almeida, Gui Ramos, Sérginho e Klismahn.
Antevisão
Hoje é dia de reestreias no Estádio da Luz. No seio de uma onda de contestação, o Benfica recebe este sábado o Santa Clara e estreia Bruno Lage como novo treinador. O antigo campeão nacional rendeu o alemão Roger Schmidt, que não 'sobreviveu' ao empate no terreno do Moreirense (1-1) na última jornada.
Com pouco mais de uma semana de trabalho neste regresso ao clube da Luz, a reestreia do treinador setubalense será perante o Santa Clara, emblema que segue no grupo de segundos classificados e que está totalmente vitorioso fora dos Açores.
O Benfica, por seu turno, leva por vitórias os dois jogos que realizou no Estádio da Luz esta temporada, procurando novo triunfo para não deixar escapar o líder e campeão em título Sporting.
A partida entre o Benfica e o Santa Clara tem apito inicial agendado para as 20h30 deste sábado, contará com arbitragem de Cláudio Pereira, da Associação de Futebol de Aveiro, e poderá acompanhá-la, em direto, através do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Benfica no top10 de participações na Champions. FC Porto cai do pódio