Meteorologia

  • 11 OCTOBER 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 24º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Elogios aos jogadores e João Neves "especial". Eis o que disse Martínez

Selecionador nacional falou aos jornalistas na manhã desta sexta-feira.

Elogios aos jogadores e João Neves "especial". Eis o que disse Martínez
Notícias ao Minuto

11/10/24 10:58 ‧ Há 1 Hora por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Liga das Nações

Roberto Martínez fez, esta manhã de sexta-feira, a antevisão à partida da seleção nacional com a Polónia, agendada para amanhã.

 

O treinador espanhol falou logo após Bruno Fernandes e juntos olharam para o próximo duelo com os polacos, que se avizinha difícil dada a capacidade física dos jogadores e, também, do ambiente que é habitual em Varsóvia.

Confira, abaixo, as principais ideias proferidas por Roberto Martínez e Bruno Fernandes.

Leia Também: Portugal faz último treino na Cidade do Futebol e viaja até Varsóvia

Cristiano Ronaldo vai jogar?

Filipe Carmo | há 1 hora

Roberto Martínez

"Acho que o Cristiano fez um bom estágio em setembro. Está a treinar bem, como os restantes jogadores, mas neste momento ainda não falámos do onze inicial e posso dizer que está no grupo de 26 jogadores disponíveis".

Maturidade dos novos jogadores assemelhou-se à de João Neves?

Filipe Carmo | há 1 hora

Roberto Martínez

"O João Neves é especial, não acontece muitas vezes um jogador chegar e dar diretamente uma resposta incrível. Posso dizer que é muito positivo quando um jogador novo chega à seleção. Primeiro porque os restantes jogadores recebem-no e porque, depois, o jogador que chega mostra personalidade e acredita que pode ajudar".

Portugal cancelou realização de conferência na Polónia

Filipe Carmo | há 1 hora

Roberto Martínez

"É uma ação para tentar proteger o trabalho dos jornalistas. Já sabemos de outras equipas que tiveram problemas com as viagens e a decisão foi tentar ter uma conferência aqui, em Lisboa, mas também abrir a oportunidade de ter questões na chegada ao hotel, em Varsóvia. Não é falta de respeito, mas sim o contrário, antecipar uma chegada tardia e tentar antecipar o que os jornalistas precisam de fazer".

Bom início de época de Lewandowski

Filipe Carmo | há 1 hora

Roberto Martínez

"O Lewandowski é um jogador de área, um dos melhores de área do futebol moderno, e está num momento de forma superlativo. Para nós será um bom desafio coletivo parar o talento do Lewandowski. Gosto muito das ideias do treinador da Polónia, acho que ele chegou num momento difícil e conseguiu resultados bons. A equipa arrisca, é objetiva e utiliza os seus jogadores muito bem. Temos muita vontade de chegar a Varsóvia".

É arriscado apostar em novidades fora de casa?

Filipe Carmo | há 1 hora

Roberto Martínez

"É importante que na seleção se trabalhe a continuidade. Precisamos de ganhar jogos, a Liga das Nações é importante para nós no sentido de preparar a equipa para o Mundial. É importante a competitividade do treino, uma coisa é ser chamado à seleção e outra é mostrar o momento de forma, como se trabalha nos treinos, criar ligações... Há muitos aspetos a perceber para dar oportunidades aos jogadores. Temos um grupo maior, acho que estamos a usar bem o onze inicial, o que termina e o que pode iniciar o segundo jogo após 72 horas".

Tomás Araújo está a saltar etapas?

Filipe Carmo | há 1 hora

Roberto Martínez

"Quando tomamos decisões, tomamo-las em virtude dos jogadores que temos. Quando Gonçalo Inácio está lesionado, as coisas são diferentes. O Tomás Araújo é jovem, pode continuar a jogar nos sub-21, mas agora tem a oportunidade para ficar numa posição importante. As decisões são tomadas num determinado contexto".

Florentino foi chamado pela seleção angolana

Filipe Carmo | há 1 hora

Roberto Martínez

"É importante dizer que o Florentino é um jogador que estamos a acompanhar há muito tempo e que está na nossa pré-convocatória. Faz parte dos planos de futuro e, também, do presente. Para representar a seleção, vestir a nossa camisola, primeiro é preciso que o jogador queira fazer isso, não é uma obrigação. O Florentino sabes que estamos a acompanhá-lo, mas precisamos de respeitar o que os jogadores pensam do futuro nas seleções".

Polónia não perde em casa desde 2022

Filipe Carmo | há 1 hora

Roberto Martínez

"Têm um ambiente muito positivo, podemos recordar o ambiente que tivemos nos últimos jogos da seleção. A Polónia gosta dos seus adeptos, do ambiente que tem no estádio e será um desafio por dois motivos: primeiro porque vamos jogar dois jogos consecutivos fora de casa e, depois, porque a Polónia arrisca, porque ataca e defende com muitos jogadores, é um desafio tático interessante".

Número de jogos realizados esta época

Filipe Carmo | há 1 hora

Roberto Martínez

"É nossa responsabilidade proteger os jogadores, mas também é nossa responsabilidade utilizar a nossa informação para ter jogadores com frescura, que podem trabalhar para ganhar o jogo. É um debate, mas posso dizer que os jogadores gostam muito de jogar e preferiam jogar mais e treinar menos. O importante é que as instituições dêem um bom descanso e o problema é o espaço entre as épocas e não durante a época. É importante gerir os jogadores, já fizemos isso em março e relembro que utilizámos vários jogadores, precisamos de tomar decisões tendo em conta o contexto".

O que Tomás Araújo acrescenta?

Filipe Carmo | há 1 hora

Roberto Martínez

"Acho que a escolha do Tomás era para dar um equilíbrio diferente, não é o mesmo perfil do que o Gonçalo Inácio. A maturidade que o Renato Veiga mostrou no estágio de setembro dá um bom equilíbrio. O Renato e o Nuno Mendes podem preencher o espaço do Inácio e o Tomás está a crescer muito rapidamente. É o início do estágio para ele. Como selecionador não estou a dizer se os jogadores novos vão ter minutos, mas queremos abrir a competitividade nos treinos, trabalhar bem os conceitos e ganhar os jogos".

Estreia de jogadores no centro da defesa?

Filipe Carmo | há 1 hora

Roberto Martínez

"Sim, estão preparados. Os jogadores novos estão preparados. Acho que temos um bom equilíbrio e o trabalho nos treinos mostra que os jogadores têm os conceitos defensivos que precisamos e contra a Polónia precisamos de dar largura, é uma equipa que joga com alas. Acredito muito nos jogadores novos e tenho confiança de que todos podem ajudar a ganhar o jogo". 

Seleção optou por não treinar em Varsóvia

Filipe Carmo | há 1 hora

Roberto Martínez

"Acho que as condições, hoje em dia, são muito semelhantes. Para nós é importante ter um plano de preparação para o estágio em geral. Na seleção precisamos de gerir os dois jogos e aqui era importante termos quatro treinos na Cidade do Futebol, para controlarmos as nossas condições. O estádio de Varsóvia é espetacular, um dos melhores estádios do futebol europeu e podemos utilizar os treinos na Escócia para nos adaptarmos ao segundo jogo. É importante controlarmos as condições de treino em relação aos estádios em que os jogos são executados. Gostei muito da nossa preparação e do ambiente que tivemos, faz sentido treinar aqui antes do jogo contra a Polónia".

Novidade em relação à equipa mais habitual?

Filipe Carmo | há 1 hora

Roberto Martínez

"Acho que o balneário tem uma qualidade humana que ajuda o jogador novo a chegar e a mostrar o que vale. Neste estágio vimos os jogadores novos com uma maturidade que foi ganha no estágio em setembro e é importante criar competitividade nova e ter nos treinos jogadores que trazem coisas novas e diferentes. É importante falar dos jogadores com experiência estão a fazer na seleção, a abrirem o balneário e a ajudarem muito os jogadores novos para que estes sejam influentes".

Antevisão ao jogo com a Polónia

Filipe Carmo | há 1 hora

Roberto Martínez

"É uma equipa que toma riscos, que gosta de ter muitos jogadores nas duas áreas. O treinador tem ideias muito claras, é uma equipa bem estruturada e os riscos são tomados para optimizar o talento dos seus jogadores mais experientes e, também, dos mais jovens. É uma nova seleção, com jogadores novos, mas com a experiência de jogadores com muitas internacionalizações, que entra para ganhar, principalmente a jogar em casa, em Varsóvia".

Vitória da Liga das Nações em 2019. Que diferenças encontra?

Filipe Carmo | há 2 horas

Bruno Fernandes

"A primeira diferença é que ainda não chegámos à final four. Acho que todas as seleções que levámos à competição foram fortes, se olharmos para a história do futebol no nosso país tivemos sempre grandes nomes que jogaram ao maior nível. Esta seleção tem a fome de querer repetir esse feito e nenhuma seleção portuguesa entra numa competição para não ganhar. Agora queremos ganhar à Polónia, porque respeitámos muito os nossos adversários e sabemos que só chegamos onde queremos chegar se ganharmos todos os jogos".

O que foi passado para o próximo jogo

Filipe Carmo | há 2 horas

Bruno Fernandes

"É uma seleção forte fisicamente, boa nas bolas paradas, sabemos que é um dos pontos fortes. Falando da linha de cinco, temos de ser pacientes com bola. Por vezes podemos ter menos remates à baliza, menos oportunidades de golo, mas sendo mais pacientes e circulando a bola com intensidade podemos quebrar as linhas de cinco".

O que muda com a vinda à seleção

Filipe Carmo | há 2 horas

Bruno Fernandes

"Muda muito porque o espaço é diferente. O momento do Manchester United não é positivo, não estamos a ganhar jogos e o espaço da seleção é diferente, no qual me tenho sentido à vontade e em que todos os jogos entramos para ganhar. As dinâmicas são boas e os jogadores têm saído beneficiados. Estou no meu país, tenho melhor comida [risos]... Há que diferenciar os lugares e tentar transformar o negativo em positivo. Dou o meu melhor em todos os jogos, independentemente do clube ou seleção que estou a representar".

Papel na integração dos jovens

Filipe Carmo | há 2 horas

Bruno Fernandes

"Acho que hoje em dia é cada vez mais natural porque a diferença de idades já não é assim tão grande. Temos uma seleção muito jovem".

Reencontro com Diogo Costa

Filipe Carmo | há 2 horas

Bruno Fernandes

"Foi como sempre, igual. Tivemos um jogo em que nos defrontámos, onde cada um estava a defender os seus clubes. Ele estava a tentar fazer o trabalho dele, eu a tentar fazer o dele e ninguém levou a melhor. Não houve qualquer ressentimento pelo facto de ter sido expulso, não foi o Diogo que se atirou para o chão a dizer que eu lhe acertei na cabeça".

Momento de forma do Sporting

Filipe Carmo | há 2 horas

Bruno Fernandes

"Desde que o mister Amorim chegou ao Sporting que tem sido uma das equipas a praticar melhor futebol. Têm sido consistentes, as contratações têm sido acertadas e estão num momento muito bom. É uma equipa muito bem preparada. Em relação ao Amorim, demonstra que neste momento está preparado. Treinar o Sporting e ganhar campeonatos não é fácil, o Sporting esteve 20 anos sem ganhar campeonatos e o Amorim chegou e já ganhou dois, isso demonstra que o trabalho tem sido bem conseguido. Se conseguirá fazer o mesmo em Inglaterra, em Espanha ou noutro lugar qualquer nunca se saberá até lá chegar, mas tenho a certeza que as qualidades deles estão aos olhos de toda a gente".

É um dos jogadores mais experientes do grupo

Filipe Carmo | há 2 horas

Bruno Fernandes

"Quando cheguei à seleção tinha jogadores como o Nani, como o Coentrão, o Bruno Alves, o Beto, foram jogadores que me acarinharam muito, que me ajudaram a sentir-me bem, para além de jogadores que já conhecia bem. Fizeram com que me sentisse bem e que pudesse usufruir para tentar ser o jogador que estava a ser no Sporting e poder crescer. O meu papel agora é fazer com que os que cá chegam se sintam da mesma maneira, que possam desfrutar do futebol deles e que me façam a mim e aos portugueses também desfrutarem da qualidade deles".

Como a seleção poderá ajudar a melhorar o momento

Filipe Carmo | há 2 horas

Bruno Fernandes

"Quando falei no mau momento foi referente às duas expulsões numa semana, que acho que foram algo injustas. Uma foi retirada, a outra por ser um segundo amarelo não pode ser. São coisas que fazem parte do futebol, não posso pensar muito nisso. O que fiz nas redes sociais foi assumir a responsabilidade, porque deixei os meus companheiros a jogarem com menos um. Isso em nada se resume ao que é o espaço da seleção, acho que tenho vindo a mostrar um bom nível na seleção, onde me sinto bem e a usufruir do meu futebol a um nível alto, pelas dinâmicas que temos e pela qualidade que tenho ao meu lado. Em relação ao clube, tenho de melhorar quando lá chegar e fazer para que os golos voltem a aparecer. Sou um médio que sempre exibiu um nível de golos altos e tenho de viver com essas expetativas altas".

Antevisão à partida

Filipe Carmo | há 2 horas

Bruno Fernandes

"A Polónia é uma seleção com grandes nomes e jogadores de grande qualidade, que jogam nas melhores ligas do mundo. Sabemos que o poderio físico é, talvez, a maior arma deles. São muito fortes nas bolas paradas, algo que tem vindo a ser trabalhado por nós, e com jogadores de grande qualidade nas alas, no meio e na frente. A nós cabe-nos pensar em em anular as forças deles e fazer das nossas forças o mais importante para ganhar o jogo".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório