Ligas Europeias criticam nova competição europeia de clubes

A Associação de Ligas Europeias garantiu hoje não ter sido consultada sobre uma nova competição continental de clubes, que aguarda reconhecimento da FIFA e da UEFA, e entende que a mesma sobrecarregaria um calendário competitivo já congestionado.

Notícia

© Reuters

Lusa
19/12/2024 16:01 ‧ 19/12/2024 por Lusa

Desporto

UEFA

Em comunicado, a associação liderada pelo português Pedro Proença critica o modelo de competição do A22, apresentado na terça-feira, e considera que esta competição, que se baseia no modelo da Superliga europeia, projeto que não vingou, "aumentaria o número de jogos internacionais num calendário já congestionado".

 

"Os adeptos e os detentores de direitos têm deixado claro que qualquer tentativa das competições internacionais de clubes existentes ou novas de expandir os seus calendários em detrimento das competições nacionais será rejeitada", refere o comunicado.

A associação garante que para os seus membros "reduzir o número de clubes nacionais nas competições da liga para criar mais espaço para jogos internacionais nunca será uma opção".

O organismo indica que em conjunto com a Associação de Futebolistas Profissionais (FIFPro) solicitou à Comissão Europeia que nenhuma decisão pudesse ser tomada sobre o calendário internacional de jogos sem o acordo formal das ligas nacionais e dos sindicatos de jogadores.

"Continuaremos a trabalhar com todas as partes interessadas relevantes para manter um equilíbrio complementar e sustentável entre o futebol nacional e internacional", indica ainda o documento.

A Superliga de futebol, agora rebatizada de Unify League, pediu o "reconhecimento oficial" da FIFA e da UEFA, apoiando-se na decisão favorável do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), segundo anunciou na terça-feira a sociedade A22 Sports Management.

De acordo com a promotora "a competição tem um novo nome, Unify League, em conformidade com a plataforma de streaming que transmitirá os jogos em direto, de forma gratuita".

O pedido da sociedade à FIFA e à UEFA surge quase um ano após a decisão do TJUE, anunciada em 21 de dezembro de 2023, segundo a qual a proibição imposta pelos organismos reguladores do futebol mundial e europeu a atletas e clubes é contrária à legislação comunitária.

O mais alto órgão administrativo da União Europeia (UE) sustentou que FIFA e UEFA abusaram da "posição dominante", na tentativa de impedir a criação de uma competição de elite, em circuito semifechado, anunciada em 18 de abril de 2021 por 12 dos principais clubes de Espanha, Inglaterra e Itália.

A A22 adiantou hoje que reviu o modelo competitivo (que funcionava em circuito semifechado e motivou as maiores críticas ao projeto), após conversações com ligas nacionais, clubes e outros intervenientes, a fim de contemplar "desempenhos anuais" para determinar os seus participantes, mas sem fornecer mais detalhes.

Leia Também: Bruno Lage 'forçado' a repetir filme. Os onzes do Nacional-Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Primeiro-ministro felicita Cristiano Ronaldo em dia de 40.º aniversário

Cristiano Ronaldo

Primeiro-ministro felicita Cristiano Ronaldo em dia de 40.º aniversário

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Cristiano Ronaldo

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas