O lucro alcançado em 2023 deveu-se à melhoria da oferta de lugares e ao aumento dos passageiros transportados, justifica a transportadora aérea Air Europa em comunicado.
O lucro operacional bruto (ebitda) no ano em análise ultrapassou, por sua vez, os 205 milhões de euros, mais 197,5% que no ano anterior e quase 90% acima do valor de 2019, antes da pandemia de covid-19.
As receitas da Air Europa cifraram-se em 2.756 milhões de euros, mais 18,3% que no ano fical anterior.
O desempenho da companhia aérea permitiu-lhe ter a capacidade necessária para fazer face ao reembolso antecipado parcial do empréstimo bancário de 141 milhões de euros recebidos em 2020, com a garantia do Instituto de Crédito Oficial (ICO).
Nesse sentido, há alguns dias a companhia concluiu a amortização de mais de metade deste empréstimo e terminará o pagamento do valor remanescente no mês de agosto deste ano, salienta no comunicado, prosseguindo o "processo de desalavancagem" e a "redução de custos financeiros".
"Os excelentes resultados obtidos reforçam ainda mais a viabilidade da Air Europa e confirmam a nossa capacidade de cumprir, sozinhos, todos os compromissos que assumimos", enfatizou o presidente da Air Europa, Juan José Hidalgo, na nota divulgada.
Leia Também: Lucro da Ryanair subiu 34% para 1.917 milhões de euros até março