Os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) têm luz verde para construir ou reabilitar cerca de 10.500 casas, anunciou o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), esta terça-feira, adiantando que já foram entregues mais de 4.700 casas a famílias carenciadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
"O IHRU, que está a conduzir o processo no país, já validou mais de 42% das candidaturas apresentadas pelos municípios da área metropolitana de Lisboa (dados de janeiro de 2025). Os municípios têm, por isso, luz verde para construir ou reabilitar cerca de 10.500 casas. Deste número, cerca 4.700 casas já foram entregues às famílias, o que corresponde a cerca de 19% das casas candidatadas", pode ler-se num comunicado enviado às redações.
Segundo a mesma nota, até janeiro deste ano, os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa submeteram cerca de 25.000 casas à componente habitação do PRR, que, por sua vez, tinha estipulado a aprovação de 26.000 habitações para todo o país.
"Este elevado volume de candidaturas é ilustrativo das carências habitacionais sentidas na região, como apurado pelo “Diagnóstico das Condições Habitacionais Indignas da Área Metropolitana de Lisboa”, apresentado em novembro de 2022, que identificou a existência de cerca de 50.000 agregados familiares que vivem nestas condições na área metropolitana de Lisboa (cerca de 4% do total de agregados da região, num número estimado de 134.000 pessoas)".
Leia Também: Anacom aplica coima de 356 mil euros à Nowo por violação de regras