"A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo do Regulamento das Concentrações da UE, a aquisição do controlo conjunto da National Amusements, Inc. por Lawrence J. Ellison e David Ellison [família Ellison] e da RedBird Capital Partners management LLC, bem como o controlo exclusivo da Paramount Global pela Família Ellison", todos dos Estados Unidos, indica a instituição em comunicado.
De acordo com Bruxelas, a operação teve 'luz verde' pois "não suscita preocupações em matéria de concorrência, dadas as limitadas posições de mercado das empresas resultantes da operação proposta".
O negócio, examinado no âmbito do procedimento simplificado de análise das concentrações, refere-se principalmente a operações cinematográficas nos Estados Unidos, Reino Unido e América Latina, bem como à produção e distribuição de filmes e programas de televisão e atividades conexas a nível mundial.
Até ao momento, o controlo da Paramount estava a ser disputado por vários bilionários, acabando por ser a família de Larry Ellison, considerado como a quinta pessoa mais rica do mundo, a deter a empresa 'gigante' de media.
Ainda hoje, no domínio da concorrência comunitária, a Comissão Europeia aprovou, ao abrigo do Regulamento das Concentrações da UE, a aquisição do controlo conjunto da Bisa pela Repsol, ambas de Espanha, e pela Bunge, da Suíça.
"A operação diz respeito principalmente ao processamento de sementes oleaginosas e à produção de biodiesel", de acordo com o executivo comunitário, que disse à imprensa que a operação "não suscita preocupações em matéria de concorrência, dado o seu impacto limitado sobre a concorrência nos mercados em que as empresas operam".
Leia Também: 'Cartel da banca'. Prescrição "não afeta o direito de indemnização"