"As duas [ligações] estão a ser trabalhadas para melhorarmos a ligação entre os dois países. Acreditamos que vamos conseguir trazer melhorias antes [da alta velocidade], não só nesta ligação a Norte mas também na ligação a Madrid", afirmou Miguel Pinto Luz, em Vigo, na Galiza, Espanha, em declarações à agência Lusa e ao jornal Faro de Vigo no âmbito do encontro Conectando el Noroeste, promovido pela Confederação Empresarial de Pontevedra.
Questionado sobre a ligação do comboio Celta, que liga o Porto a Vigo em cerca de duas horas e meia, o governante observou que "tem havido muito diálogo", entre a CP -- Comboios de Portugal e a congénere espanhola, a Renfe.
"A CP e a Renfe têm de trabalhar cada vez mais em conjunto, ainda para mais quando ligarmos os dois países de forma mais direta", observou Miguel Pinto Luz, numa referência às ligações de alta velocidade previstas entre os dois países.
Com partidas diárias, o comboio Celta, que é operado pela CP em conjunto com a Renfe, iniciou a atividade em julho de 2013, ligando Vigo ao Porto com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.
Leia Também: Pharol passa de prejuízos em 2023 para lucro de 24,2 milhões em 2024