"Alimento esquecido" promete revolucionar a sustentabilidade

Acredita-se que possa ser "a chave para soluções inovadoras e sustentáveis".

Notícia

© Shutterestock

Notícias ao Minuto
14/02/2025 07:05 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentação

"De ingrediente ancestral a alimento inovador, a bolota promete surpreender pelo seu valor nutricional, versatilidade e impacto nas comunidades locais." O projeto, que conta com a colaboração do MARE – Politécnico de Leiria mostra um novo olhar para "um alimento esquecido", mas que "pode ser a chave para soluções inovadoras e sustentáveis", segundo um comunicado do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

 

"Historicamente utilizada na alimentação humana e animal, principalmente em períodos de escassez, a bolota é agora reavaliada como um recurso valioso. Rico em hidratos de carbono, fibras, antioxidantes e com propriedade bioativas, este fruto apresenta benefícios significativos para a saúde, podendo ter diversas aplicações, como farinha para pão, substituto de café, ou noutras combinações alimentares", lê-se na mesma nota de imprensa.

Leia Também: Todos os dias são bons para comer pêssego. Conheça os benefícios

Os investigadores do LSRE-LCM e MARE - Politécnico de Leiria, Raul Bernardino, Susana Bernardino, Clélia Afonso e Leonardo Inácio, em conjunto com os parceiros de projeto, acreditam que "as bolotas podem ser utilizadas na alimentação humana enquanto um superalimento sustentável e multifuncional". A equipa que integra o projeto MEDACORNET (PRIMA/0006/2022), liderado pela LandraTech, tem como objetivo desenvolver novos produtos alimentares, à base de bolota, e promover uma alimentação mais sustentável e diversificada.

A sustentabilidade e economia circular também estão no centro do estudo do MARE. A equipa de investigadores defende ainda que "a utilização da bolota pode ajudar na preservação da biodiversidade e na regeneração de ecossistemas agroflorestais". "Deste modo, sistemas baseados na exploração sustentável do fruto podem promover práticas agrícolas maus resilientes, reduzindo o desperdício e promovem uma economia circular."

Leia Também: Tudo o que tem de saber sobre a bolota (e uma receita a experimentar!)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas