O lúpus é uma doença auto-imune crónica que afeta mais mulheres do que homens e que coloca o corpo num estado de reação brutal. A doença afeta o sistema imunitário, deixando-o contra o próprio organismo, o que provoca uma série de inflamações e consequências na pele. Os órgãos são também afetados com este problema.
Embora a causa do lúpus não seja ainda conhecida, existem alguns sinais emitidos pelo próprio corpo e que podem indicar o aparecimento da doença, cujo diagnóstico acontece comummente nas mulheres entre 15 e os 34 anos.
À revista Self, o médico Jill Buyon dá a conhecer os sintomas que as mulheres jamais devem ignorar e que devem ser avaliados por um médico especialista e capaz de despistar a possibilidade de se tratar de lúpus ou não.
Sintoma 1 – Inchaço e dor nas articulações.
Esta situação é mais comum de manhã e carateriza-se por uma sensação de rigidez, especialmente nos pulsos e nos dedos. Muitos médicos confundem este sintoma com artrite reumatoide, mas a verdade é que no caso do lúpus a dor pode acontecer apenas numa mão e não nas duas, como é geral nos casos de artrite reumatoide.
Sintoma 2 – Erupção no rosto.
Quando a luz solar é causa de uma certa irritação no rosto, podemos estar perante um sinal de lúpus, como explica o médico, salientando que a erupção pode começar na ponta do nariz, passar para a maçã do rosto e chegar à zona do maxilar, como se desenhasse uma borboleta.
Sintoma 3 – Retenção de líquidos e sangue na urina.
Como diz a publicação, os problemas renais são uma constante nos casos de lúpus, podendo ocorrer quando o estado da doença é já grave.
Sintoma 4 – Dor no peito.
Uma vez que não afeta apenas a pele e que pode ser altamente nociva para os órgãos, o lúpus é ainda capaz de interferir com o estado dos pulmões, causando uma sensação intensa de falta de ar, dor e fluxo sanguíneo interrompido.
Sintoma 5 – Fadiga.
Este é o sintoma que mais facilmente é confundido com outras doenças, porém, é também o sinal que o corpo dá e que, em conjunto com outros acima mencionados, pode ajudar a um diagnóstico mais rápido.
Sintoma 6 – Perda de cabelo.
A calvície inesperada numa mulher pode ser um dos sinais mais claros desta doença autoimune.
Sintoma 7 – Feridas na boca.
Segundo o médico, uma pessoa com lúpus desenvolve facilmente feridas indolores no céu da boca.
Sintoma 8 – Convulsões e perda de memória.
O lúpus também pode afetar o cérebro e, por isso, todos os episódios de perda de memória jamais devem ser ignorados, incluindo-se aqui os casos de desorientação ou tendência para a psicopatia.
Sintoma 9 – Problemas de saúde mental.
Da depressão à ansiedade, passando pelos pensamentos assustadores ou negativos… o lúpus pode mexer e muito com a saúde mental de uma pessoa, embora estes sinais sejam os mais difíceis de relacionar com a doença no seu estado inicial.