No congresso do partido, realizado em Skopje, Pendarovski, de 55 anos, recebeu 712 votos dos 783 delegados presentes.
"A 05 de maio, não temos outra hipótese que não seja ganhar... Esta coligação já conseguiu o milagre de chegar a um acordo com a Grécia [relativamente à nova designação da República, como Macedónia do Norte] e removeu o regime de Gruevski [ex-primeiro-ministro, que foi condenado a prisão por corrupção, mas terá fugido do país]. Vocês deram-me uma grande responsabilidade política", disse Pendarovski, assumindo que não haverá um vencedor na primeira volta, marcada para 21 de abril, e prevendo-se uma segunda volta em 05 de maio.
Pendarovski foi derrotado nas presidenciais de 2014, pelo conservador Gjorge Ivanov, atual Chefe de Estado.
Atualmente, Pendarovski é o coordenador nacional de missão para a entrada da República da Macedónia do Norte (ex-República jugoslava da Macedónia) na NATO. O protocolo de adesão a esta organização militar foi assinado no mês passado.
Anteriormente, Pendarovski foi consultor dos dois últimos Presidentes da República, Boris Trajkovski e Branko Crvenkovski.
Pendarovski será o candidato do primeiro-ministro, Zoran Zaev, do partido albanês DUI (União Democrática pela Integração), bem como de alguns partidos menores que compõem a atual coligação do Governo.
O político social-democrata enfrentará a professora universitária Gordana Siljanovska Davkova, candidata do principal partido da oposição, a aliança conservadora VMRO-DPMNE.
O eleito sucederá Ivanov, Chefe de Estado desde maio de 2009, que já alcançou os dois mandatos de um máximo de cinco anos.