Quinze dos detidos são os membros da tripulação do navio, um rebocador com pavilhão togolês chamado Karar, sendo um espanhol e todos os outros de origem asiática.
As restantes detenções tiveram lugar em locais diferentes da província de Pontevedra (Galiza).
A operação foi levada a cabo pelo Grupo de Resposta Especial contra o Crime Organizado (GRECO) da Galiza e pela Brigada Central de Narcóticos da província de Pontevedra, sendo a segunda desta envergadura que tem lugar nesta comunidade autónoma desde o início do estado de emergência devido à pandemia da covid-19, em 15 de março último.
Na operação anterior, realizada no final de março na Ria de Arousa, foram apreendidas 3,7 toneladas de cocaína transportadas em dois planadores, tendo sido detidas oito pessoas.
Fontes do inquérito citadas pela Efe precisaram que a apreensão do navio ocorreu nas primeiras horas da manhã de domingo a cerca de 200 milhas da costa galega.
Sete dos detidos em terra estão nas celas da Polícia Nacional em Vigo e cinco na de Pontevedra, à espera de ser ouvidos por um juiz, o que deverá acontecer na terça-feira.
Também na terça-feira está prevista a chegada ao porto de Vigo do navio intercetado no mar, que está a ser escoltado.