Os países do G20 chegaram, este domingo, a um acordo sobre a limitação do aquecimento global a 1,5 graus acima dos níveis pré-industriais, avança a AFP. A agência cita três fontes próximas da cimeira, que decorre em Roma, Itália.
De recordar que tem hoje início formal, em Glasgow, na Escócia a cimeira do clima das Nações Unidas (COP26), de onde deverão sair compromissos firmes para conseguir cumprir o Acordo de Paris e reduzir emissões globalmente.
A cimeira, que decorre até 12 de novembro, começa hoje com reuniões plenárias preliminares que juntarão os representantes dos países signatários da Convenção, do Protocolo de Quioto e do Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa.
#UPDATE G20 leaders have reached an agreement on limiting global warming to 1.5 degrees above pre-industrial levels, three sources close to summit negotiations told AFP on Sunday pic.twitter.com/JH9WeNE7Le
— AFP News Agency (@AFP) October 31, 2021
A cerimónia oficial de abertura realiza-se na segunda-feira, com o primeiro-ministro do Reino Unido, país-anfitrião, juntamente com a Itália, com "momentos criativos e culturais", de acordo com a organização.
Começará depois a cimeira de chefes de Estado e de Governo, que até terça-feira farão intervenções dando conta dos seus compromissos e ambições renovadas para dar corpo ao Acordo de Paris e limitar o aquecimento global até ao final do século.
[Notícia atualizada às 11h32]
Leia Também: Papa apela a líderes que oiçam jovens sobre desafios da humanidade