Queda de avião de carga no Sudão do Sul provoca a morte dos 5 tripulantes

Cinco tripulantes de um avião de carga morreram hoje em consequência da queda da aeronave após ter levantado voo do aeroporto internacional de Juba, no Sudão do Sul, anunciou o diretor do Departamento de Aviação Civil do país.

Notícia

© iStock

Lusa
02/11/2021 19:59 ‧ 02/11/2021 por Lusa

Mundo

Sudão do Sul

 

Kur Kual, citado pela agência Efe, acrescentou que o avião, um Antonov, se despenhou minutos depois de ter descolado de Juba em direção à região de Maban, no nordeste de Sudão do Sul, tendo morrido os cinco tripulantes, três sudaneses do sul e dois russos.

O avião de fabrico russo, propriedade da empresa de logística nacional Optimum Aviation Ltd., transportava combustíveis e outros produtos, acrescentou Kual, adiantando que as autoridades vão efetuar uma "investigação completa" para conhecer as razões do acidente.

Os acidentes de aviação são frequentes no Sudão do Sul, país que tem manifesta falta de infraestruturas e de equipamentos adequados, a maior parte dos quais obsoletos para o transporte de pessoas e bens.

A maioria dos acidentes aéreos ocorrem com aviões Antonov, razão pela qual as autoridades de Juba decidiram suspender em 2018 a utilização deste tipo de aparelhos para o transporte de pessoas.

A tragédia deste tipo mais recente verificou-se em março deste ano, quando 10 pessoas morreram em consequência da queda de um avião de transporte, igualmente um Antonov, quando tentava descolar.

Em setembro de 2018, um acidente com um Antonov no aeroporto de Yirol, no centro do país, causou a morte de 20 passageiros e, em agosto de 2020, um avião de carga do mesmo fabricante russo despenhou-se a noroeste de Juba e sete dos seus oito ocupantes morreram.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas