"As inundações começaram durante a madrugada e deixaram oito mortos, incluindo mulheres e crianças", principalmente em bairros populares no leste da cidade de Erbil (capital da província de mesmo nome), disse Khoshnaw.
Quatro membros da proteção civil que foram ajudar os residentes ficaram feridos quando o automóvel em que viajavam foi levado pela corrente de água, acrescentou o governador.
Um porta-voz da proteção civil em Erbil disse à AFP que entre "as oito pessoas que morreram, uma foi atingida por um raio e as restantes afogaram-se".
O porta-voz da proteção civil declarou que "estão a decorrer buscas para encontrar pessoas desaparecidas", sublinhando que o número de mortos pode ser maior.
Ao longo de algumas estradas, são visíveis autocarros, camiões de mercadorias e caminhões-cisterna que foram arrastados pelas águas.
O governador da província de Erbil disse que está prevista mais chuva, admitindo a possibilidade de as inundações poderem atingir a cidade de Erbil e arredores.
"Estão em alerta máximo as forças de segurança e polícia, bem como equipas médicas, proteção civil e das municipalidades região", disse o governador.
Leia Também: Filipinas: Pelo menos um morto e dois feridos à passagem do tufão Rai