"Era um amigo pessoal". António Costa recorda David Sassoli
Primeiro-ministro lamenta morte de um "grande europeu" que "deu um contributo decisivo para o sucesso da presidência portuguesa" na União Europeia.
© Getty Images
Mundo Parlamento Europeu
O primeiro-ministro António Costa recordou, esta terça-feira, David Sassoli, o presidente do Parlamento Europeu que morreu esta madrugada aos 65 anos, depois de estar internado durante duas semanas.
Costa disse em declarações aos jornalistas que este "é um dia triste para a Europa".
"David Sassoli foi um grande europeu, era um amigo pessoal, tive o privilégio de trabalhar com ele muito intensamente nestes dois anos e muito em particular na presidência portuguesa da União Europeia onde tivemos uma fortíssima interação no Parlamento Europeu, desde logo, na aprovação de toda a legislação que permite que os planos de recuperação estejam em vigor em toda a Europa", começou por lamentar o secretário geral do PS.
Costa destacou ainda que Sassoli "deu um contributo decisivo para o sucesso da presidência portuguesa".
"Foi com muita pena que o vi partir, ele tinha estado já doente aqui há uns meses com Covid, depois disso tivemos oportunidade de estar juntos, ele sentia-se recuperado", recordou o primeiro-ministro concluindo que "é uma enorme tristeza e uma enorme perda para a Europa".
David Sassoli estava hospitalizado com "complicações graves" devido a uma "disfunção do sistema imunitário".
Já tive a oportunidade de transmitir a Jerónimo de Sousa os votos de melhoras e de uma pronta recuperação. É, obviamente, um momento triste quando o líder de um partido importante, como é o @pcp_pt, está impedido de prosseguir a campanha eleitoral por motivos de saúde.
— António Costa (@antoniocostapm) January 11, 2022
Recorde-se que o político italiano que desempenhava o cargo de presidente do Parlamento Europeu desde 2019 contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França.
Embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento, regressando no final do ano.
Leia Também: David Sassoli. Candidata a sucessora diz estar de "coração partido"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com