Centenas de residentes de Melitopol saíram hoje à rua para se manifestarem contra o sequestro do presidente da câmara da cidade, esta sexta-feira, por soldados russos.
No vídeo da galeria acima, é visível como os residentes desta cidade, que tem sido vítima de bombardeamentos nos últimos dias, se manifestaram contra esta situação.
O autarca foi detido quando estava no centro de crise da cidade, localizado a cerca de 120 km a sul de Zaporizhzhia, para tratar de problemas de abastecimento.
Veja aqui o vídeo em que vários indivíduos armados parecem escoltar um homem que, segundo os ucranianos, tratar-se-á do governante local, a quem foi colocado um saco na cabeça para que não fosse reconhecido.
Grim development from one of the southern Ukrainian cities under Russian occupation.
— Patrick Reevell (@Reevellp) March 11, 2022
Ukraine says the mayor of Melitopol, Ivan Fedorov, who had insisted the city remained Ukrainian, was kidnapped by Russian forces today- CCTV shows him led away. He has been charged with terrorism pic.twitter.com/E9yjdNaReS
Entretanto, Zelensky, presidente do país, equiparou o sucedido às ações dos "terroristas do ISIS", e disse que as forças russas "transitaram para uma nova fase de terror".
Melitopol, uma cidade situada entre a cidade portuária de Mariupol e a península da Crimeia, tinha pouco mais de 150.000 habitantes antes da invasão russa.
A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.
Leia Também: Vídeo captou momento do rapto do presidente da Câmara de Melitopol