A Rússia provavelmente quer alcançar avanços significativos antes das celebrações anuais do 'Dia da Vitória' a 9 de maio e isso pode afetar a rapidez e força com que realizam operações no período que antecede a esta data, segundo o relatório diário do Ministério da Defesa britânico.
As forças russas estão agora a avançar no território do Donbass como parte de uma ofensiva reforçada depois de não terem conquistado Kyiv.
Os militares estão a mover-se em direção à cidade de Kramatorsk, “que continua a sofrer ataques persistentes de mísseis”, segundo a tutela inglesa.
"Os altos níveis de atividade aérea russa perduram enquanto a Rússia procura fornecer apoio aéreo próximo à sua ofensiva no leste da Ucrânia, para suprimir e destruir as capacidades de defesa aérea ucraniana", acrescentam ainda.
Recorde-se que o 'Dia da Vitória' celebra a derrota da Alemanha pela URSS, na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e marca uma grande celebração anual na Rússia.
Sublinhe-se ainda que a data significativa de 9 de maio já tinha sido ontem avançada pelo Instituto para o Estudo da Guerra (Institute for the Study of War - ISW) dos EUA, na sua avaliação diária das movimentações russas. Segundo este instituto: "Putin está a exigir uma ofensiva precipitada para atingir os seus objetivos até 9 de maio”, informaram esta quarta-feira.
Leia Também: Com relações marcadas por apoio e uma crítica, que dirá Zelensky hoje?