Chama-se Andrea Lanfri, tem 35 anos, é italiano e o primeiro alpinista sem as duas pernas a escalar o Monte Evereste. Na madrugada de 13 de maio, Andrea cumpriu o sonho de todos os alpinistas, chegar ao cume do Evereste, a 8848 metros de altitude.
Acompanhado por Luca Montanari, guia de montanha, Andrea chegou ao topo da montanha de maior altitude do planeta pelas 5h40, horário local, segundo conta o jornal italiano La Nazione.
"Está feito", anunciou o italiano nas redes sociais.
Com as duas pernas amputadas e sem sete dedos nas mãos devido a uma meningite fulminante com sepse meningocócica que o atingiu em 2015, Andrea não podia sentir-se mais orgulhoso.
Ver esta publicação no Instagram
O italiano assinalou o momento, com sentido de humor, nas redes sociais: "Desta vez eu realmente toquei o céu com três dedos! Mais do que isto... não é possível! 8849m, inesquecível!".
O atleta estava nos Himalaias há semanas, à espera, após o período de aclimatação (tempo usado pelos montanhistas para que o corpo se adapte a baixos níveis de oxigénio), para se lançar para o cume.
Montanhista e amante do atletismo, com uma coleção de medalhas de fazer inveja, Andrea não se coíbe de brincar com a sua condição. Antes de escalar a famosa montanha, o alpinista afirmou: "No meu caso também há uma vantagem: meus pés não congelam”.
Leia Também: Grávida de 40 semanas escala paredes no dia previsto para o parto