A apreensão de quase 900 quilos de cocaína no porto de Barcelona, em Espanha, foi o resultado da mais recente cooperação entre as autoridades espanholas e equatorianas, reporta a agência EFE. A droga foi encontrada escondida no interior de um eletroíman dedicado à separação de metais, transportado por via de um contentor marítimo.
No interior da máquina foram descobertos centenas de pacotes retangulares envolvidos em fita adesiva, de peso total de 894 quilos, segundo avançou a Polícia Nacional do Equador nas redes sociais.
No mês de janeiro tinha já sido feita uma descoberta semelhante, de 1.304 quilos de cocaína que estavam escondidos num carregamento de cacau em pó proveniente de Guayaquil, no Equador.
Importa recordar que, nos últimos anos, o Equador ganhou peso nas rotas do narcotráfico através dos seus portos, nomeadamente o de Guayaquil, que se tornou num dos principais locais de passagem da cocaína sul-americana que tem a Europa ou a América do Norte como destino.
Só nos primeiros cinco meses deste ano foram apreendidas, no Equador, cerca de 87 toneladas de droga, segundo dados do Ministério do Interior do país.
Leia Também: Família detida após usar menina para roubar pulseira de quatro mil euros