Ulas, a família turca que anda de 'quatro'

A forma como se deslocam desafia a compreensão da evolução humana. Investigadores tentam descodificar há anos a característica que afeta vários membros da mesma família.

Notícia

© 60 Minutos Austrália'

Notícias ao Minuto
30/08/2023 10:38 ‧ 30/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Insólito

Na Turquia há uma família que se desloca com quatro apoios, usando não só os pés como as palmas das mãos, como a maioria dos animais irracionais, o que confunde, há vários anos os investigadores, uma vez que desafia toda a compreensão da evolução humana.

Conta o New York Post que pelo menos seis dos 18 membros da família Ulas nasceram com esta característica nunca antes vista em adultos humanos da idade moderna.

A primeira vez que os Ulas foram trazidos para a esfera pública foi em 2006, num documentário da BBC, chamado ‘A família que anda de quatro’ que usou como base um artigo científico turco sobre o caso.

No documentário a família foi descrita como "o elo perdido entre o homem e o macaco" que "reverteu três milhões de anos de evolução".

Algo que foi criticado, no programa '60 Minutos Austrália', pelo professor da área Nicholas Humphrey, da London School of Economics. Para o docente, essa teoria não passa de algo "profundamente insultuosa" e "cientificamente irresponsável", uma vez que afirma, basicamente, que eles "não deviam existir".

De acordo com Nicholas Humphrey, investigadores da Universidade de Liverpool, descobriram que os membros afetados por esta característica têm esqueletos mais parecidos com os de macacos do que com de humanos e tinham o cerebelo encolhido, contudo, os primatas usam os nós dos dedos para se locomover e os Ulas usam as palmas das mãos.

Para Nicholas, também é provável que existam mais membros afetados porque em bebés não foram incentivados a ficar de pé, uma vez que os pais já andavam assim, o que pode ter comprometido o seu desenvolvimento.

O professor revelou ainda que as crianças da família Ulas já estão a ser acompanhadas por fisioterapeutas e que, com a ajuda de vários equipamentos, já registaram algumas melhorias na sua mobilidade.

Em cerca de 20 anos, a família já foi alvo de vários estudos, os aqui descritos são apenas dois deles.

Leia Também: Província na China oferece bónus a casais com noiva com menos de 25 anos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas