União Europeia envia mais dois voos humanitários para a Faixa de Gaza

A União Europeia (UE) enviou hoje dois aviões para o Egito com quase 115 toneladas de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, que serão distribuídas através da passagem de Rafah.

Notícia

© Getty Images

Lusa
07/11/2023 12:35 ‧ 07/11/2023 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

Segundo um comunicado, os aviões partiram de Ostende (Bélgica) e Dubai (Emirados Árabes Unidos).

O voo saído da Bélgica transportou material médico e do Dubai leva artigos logísticos, tal como frigoríficos e contentores.

São já oito os voos enviados pela UE com ajuda humanitária para a população de Gaza desde o início do conflito entre o Hamas e Israel, em 07 de outubro.

A UE está ainda a preparar voos adicionais - em colaboração com o Depósito de Resposta Humanitária das Nações Unidas (UNHRD) - e outros parceiros humanitários para transportar ajuda adicional, incluindo artigos de emergência provenientes das reservas de emergência da UE no Dubai e em Brindisi (Itália).

A guerra começou em 07 de outubro, com um ataque de surpresa realizado pelo movimento islamita Hamas contra o território israelita, que provocou cerca de 1.400 mortos, mais de 5.400 feridos e durante o qual foram feitos mais de 240 reféns.

O ataque levou Israel a declarar guerra e a retaliar com bombardeamentos em Gaza desde então, provocando, de acordo com o Hamas, mais de 10.000 mortos, incluindo mais de 4.100 crianças.

As informações divulgadas pelo Hamas, organização considerada terrorista pela União Europeia (UE) e Estados Unidos, não foram confirmadas de forma independente.

Leia Também: Israel abre novo prazo para civis irem para o sul da Faixa de Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas