Detido na Libéria condenado a prisão perpétua na Guiné-Conacri fugido

O coronel Claude Pivi, condenado a prisão perpétua pelo papel no massacre em setembro de 2009 na Guiné-Conacri e que fugiu da prisão em novembro de 2023, foi detido numa cidade da Libéria.

Notícia

© iStock

Lusa
18/09/2024 16:46 ‧ 18/09/2024 por Lusa

Mundo

Libéria

Fontes citadas pelo portal de notícias guineense Guinée News indicam que Pivi foi detido na terça-feira, durante um controlo de rotina, e após a sua detenção circularam nas redes sociais fotografias do militar sob custódia das autoridades liberianas, que não comentaram o assunto.

 

Pivi conseguiu fugir da prisão em novembro de 2023, após um assalto ao principal estabelecimento prisional da capital guineense, Conacri, levado a cabo por um comando liderado por um dos seus filhos, que continua a monte.

O antigo Presidente Moussa Dadis Camaray e Moussa Thiegboro também escaparam, embora ambos se tenham rendido horas mais tarde.

O coronel foi condenado a 31 de julho a prisão perpétua pelo seu papel no massacre de 2009, que causou mais de 150 mortos. Mais de uma centena de mulheres e raparigas foram também sujeitas a outras formas de violência sexual, na sequência de uma ação de repressão de uma manifestação em que os participantes exigiam que Camaray - que liderou o país durante quase um ano, após um golpe de Estado em 2008, na sequência da morte de Lansana Conte, não se candidatasse às eleições do ano seguinte.

A Guiné-Conacri é governada por uma junta militar, o Comité Nacional para a Reconciliação e o Desenvolvimento, na sequência de um golpe de Estado de setembro de 2021 contra o então Presidente, Alpha Condé, após meses de crise política no país devido à decisão de Condé de alterar a Constituição para se candidatar a um terceiro mandato e à sua vitória nas eleições presidenciais de 2020.

Leia Também: Quase 50 reclusos fogem de prisão de alta segurança na Libéria

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas