A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, anunciou que o governo do país "aprovou a partilha de custos a 100% para as atividades de resposta a emergências" na Flórida, Geórgia, Tennessee e Carolina do Norte, relativamente aos danos causados pela passagem do furacão Helene.
No X (antigo Twitter), Harris disse também que foram aprovadas "Declarações de Grande Desastre" na Flórida, Geórgia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Virginia e Tennessee.
O Departamento de Defesa foi ordenado a enviar até mil soldados no ativo para apoiar os esforços de resposta.
"Mais de 5.300 funcionários federais estão no terreno a apoiar a resposta", continuou Harris, revelando também que "mais de 20 milhões de dólares (cerca de 18 milhões de euros) em ajuda individual foram fornecidos a milhares de sobreviventes".
Finalmente, a vice-presidente e a candidata democrata às eleições de novembro disse que foram também enviadas 9,3 milhões de refeições para os afetados, bem como 11,2 milhões de litros de água, 150 geradores e mais de 260 mil tendas para "ajudar nos esforços de resposta".
President Biden and I continue to work with state and local officials to make sure resources are quickly reaching families impacted by Hurricane Helene.
— Vice President Kamala Harris (@VP) October 3, 2024
We know there’s a long road ahead to recover, and we are with you for the long haul. pic.twitter.com/BQyh7GuGQI
Os danos causados pela passagem deste furacão pela costa este dos EUA fizeram mais de 200 mortos. Uma semana depois, pelo menos um milhão de habitações ainda estão sem eletricidade, contando-se muitas mais sem água potável nem acesso a transportes e serviços de comunicações.
Leia Também: Biden envia 1.000 soldados para área devastada por furacão Helene