"As perspetivas da continuidade de uma boa relação com os Estados Unidos da América foram aqui evidenciadas", referiu aos jornalistas depois de receber Biden, no aeroporto do Sal, numa paragem a caminho de Angola, onde chega hpje para uma visita de três dias.
Cabo Verde é "um parceiro credível, um parceiro antigo" que partilha com os EUA "valores importantes da democracia, de um país aberto ao mundo, respeito pelos direitos humanos e boa governança", disse.
"Para além disso, o nosso posicionamento geoestratégico é cada vez mais importante" assim como os interesses do arquipélago em ter "boas alianças estratégicas, particularmente na segurança marítima, mas também na cibersegurança, segurança climática e ambiental e segurança alimentar", disse.
Cabo Verde deve estar ancorado "em boas parcerias e os Estados Unidos são um parceiro de excelência", numa "relação especial" que a visita de hoje "acabou por reforçar".
Ulisses Correia e Silva deu como exemplo de cooperação internacional a apreensão de 1,6 toneladas de cocaína, no sábado, em águas cabo-verdianas, numa ação conjunta de vários países, nomeadamente, Cabo Verde e Portugal.
"Todos ambicionam por uma paz durável, sustentável", no mundo, mas respeitando "a soberania dos países, a integridade territorial, as regras do multilateralismo e pelo direito internacional", disse, classificando-os como "pilares da convivência pacífica entre os países".
Ulisses Correia e Silva recebeu Joe Biden, que não prestou declarações aos jornalistas, no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na Ilha do Sal.
O primeiro-ministro classificou-o como "um momento histórico, o primeiro Presidente norte-americano a visitar a Cabo Verde".
Leia Também: Luanda e Benguela com tolerância de ponto durante a visita de Joe Biden