Uma pequena localidade em França - Thiberville - na Normandia, recebeu uma herança que ultrapassa cinco vezes o valor do orçamento anual.
A inesperada oferta foi uma surpresa e a sua origem é ainda mais surpreendente - veio de um habitante de Paris que tinha o mesmo apelido e que nunca tinha visitado Thiberville.
Roger Thiberville deixou 10 milhões de euros à localidade. Era descendente de uma família proprietária de vinhas, herdou dos seus pais propriedades em Paris e trabalhou como metereologista.
Aquando a sua morte, em agosto do ano passado, aos 91 anos, Roger não tinha descendentes e deixou à pequena cidade, com cerca de 1773 habitantes, uma fortuna avaliada em milhões.
O presidente da localidade francesa, Guy Paros sublinhou não saber ainda o que fazer com a quantia, mas sublinha que não irão "gastá-la toda". "Vamos gerir este dote como sempre fizemos com o nosso orçamento municipal – com prudência e responsabilidade", explicou durante uma entrevista à rádio local 'France Bleu', citada pelo jornal The Guardian.
A comuna francesa pretende, agora, pagar um empréstimo bancário de mais de 400 mil euros, usado para construir uma nova escola primária. Para além disso, sendo a cidade um órgão público, não terá de pagar nenhum imposto sobre a herança.
Guy Paros quer retribuir o gesto, apesar de Roger já ter morrido, e vai honrá-lo ao colocar as suas cinzas no cemitério da cidade - tal como era o desejo declarado deste.
Leia Também: França deixa segunda base militar no Chade e entrega-a ao Governo local