Militares da GNR no Kosovo para garantir estabilidade durante eleições

Vinte e nove militares da GNR partem hoje para o Kosovo para integrar uma força de reserva internacional, comandada por um major português, que visa ajudar a garantir a estabilidade durante as eleições parlamentares naquele país dos Balcãs.

Notícia

© Lusa

Lusa
17/01/2025 12:39 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

GNR

A missão tem uma duração máxima de seis meses e a cerimónia de partida decorreu hoje na Unidade de Intervenção da GNR, na Pontinha (Odivelas), com a presença do comandante geral da instituição, Rui Veloso, da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e do secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia.

 

"Os militares deste contingente saberão honrar o nome de Portugal, afirmando que somos um país grande nos valores e enormes nas causas que defendemos", assegurou Rui Veloso, sublinhando que a missão que agora se inicia no Kosovo constitui "uma oportunidade para Portugal afirmar no terreno o seu compromisso os ideais da liberdade".

A ministra da Administração Interna expressou igualmente a sua "inteira confiança no sucesso da missão e na elevação do nome de Portugal além-fronteiras".

No final da cerimónia, Margarida Blasco abraçou e conversou brevemente com as famílias de alguns dos militares que integram o contingente, acompanhada do comandante geral da GNR.

A força de reserva, denominada Reserved Formed Police Unit (RFPU), da Gendermerie Europeia (Eurogendfor) vai atuar no âmbito da missão da União Europeia no Kosovo -- EULEX Kosovo.

Segundo a GNR, a RFPU é constituída por 29 militares da instituição portuguesa, 22 da Gendarmerie Nationale francesa, 24 da Arma dei Carabinieri italiana e nove da Viesojo Saugumo Tarnyba, as forças especiais lituanas.

As eleições parlamentares no Kosovo estão agendadas para 09 de fevereiro.

Leia Também: UE critica Kosovo por encerramento de serviços apoiados pela Sérvia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas