Passados 484 dias... (mais) três reféns regressam a Israel. As imagens

A primeira fase do cessar-fogo entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza deverá durar seis semanas.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images

Notícias ao Minuto
01/02/2025 10:00 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Médio Oriente

Ofer Kalderon, Yarden Bibas e Keith Siegel eram os nomes que constavam na lista de reféns que seriam libertados este sábado pelo movimento islamita palestiniano Hamas. Os três homens já foram libertados e já se encontram em Israel.

 

Yarden Bibas, de 35 anos, foi o primeiro a ser libertado. Pai do bebé Kfir, que tinha apenas 9 meses quando foi raptado, e de Ariel, de 4 anos. Também a mãe das crianças foi raptada. No final de 2023, o Hamas revelou que tanto o bebé como a mãe tinham sido mortos num bombardeamento. Visivelmente emocionado, o israelita já se encontrou com a irmã e com o pai.

Seguiu-se o franco-luso-israelita, Ofer Kalderon, de 54 anos, que tinha requerido a nacionalidade portuguesa em 2021, ao abrigo da lei dos sefarditas. Depois de ter sido raptado, foi pedido ao Governo urgência na atribuição da nacionalidade portuguesa ao israelita, de forma a beneficiar da dupla nacionalidade para que fosse libertado. Anteriormente, Kalderon já detinha também nacionalidade francesa. O presidente francês, Emanuelle Macron já reagiu nas redes sociais.

Por último, Keith Siegel, de 65 anos. O israelo-americano foi feito refém juntamente com a esposa, Aviva. No ano passado, apareceu num vídeo partilhado pelo Hamas. A mulher foi libertada em novembro de 2023. 

Luso-israelita Ofer Kalderon e outros dois reféns libertados pelo Hamas

Luso-israelita Ofer Kalderon e outros dois reféns libertados pelo Hamas

O luso-israelita Ofer Kalderon foi libertado esta manhã após 15 meses em cativeiro.

Notícias ao Minuto | 06:51 - 01/02/2025

De recordar que, a primeira fase do cessar-fogo entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza deverá durar seis semanas e deverá permitir a libertação de 33 reféns detidos em Gaza em troca de um número superior de prisioneiros palestinianos detidos por Israel.

A guerra na Faixa de Gaza foi desencadeada pelo ataque do Hamas em Israel no dia 7 de outubro de 2023, que fez cerca de 1.200 mortos e 250 reféns. 

Em retaliação, Israel lançou uma operação militar em grande escala, que provocou mais de 47 mil mortos, na maioria civis, segundo as autoridades locais, e destruiu o enclave palestiniano.

Veja a galeria acima.

Leia Também: Terceiro refém já foi libertado pelo Hamas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas