Canadá diz que "se necessário" responderá com firmeza a tarifas dos EUA

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse hoje que o Canadá avançará "se necessário" com uma resposta "firme e clara" caso falhe uma solução amigável relativa às tarifas norte-americanas sobre o aço.

Notícia

© David Kawai/Bloomberg via Getty Images

Lusa
11/02/2025 13:10 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

aço

"Se for necessário, a nossa resposta será firme e clara", avisou o líder canadiano, em declarações à AFPTV à margem da cimeira sobre Inteligência Artificial que decorre em Paris.

 

Para Trudeau os direitos aduaneiros dos EUA sobre o aço e o alumínio canadianos seriam economicamente contraproducentes porque as duas economias "estão integradas".

O chefe do governo canadiano adiantou que nas próximas semanas serão mantidos contactos com a administração dos Estados Unidos para "realçar os impactos negativos destas tarifas inaceitáveis para os norte-americanos e canadianos" e sublinhou a colaboração com "parceiros e amigos internacionais".

"O aço e o alumínio canadianos são utilizados numa série de indústrias norte-americanas fundamentais, incluindo a defesa, a construção naval, a indústria transformadora, a energia e a indústria automóvel", afirmou.

No seu regresso à Casa Branca, o republicano Donald Trump assinou na segunda-feira uma ordem executiva fixando o dia 12 de março para a entrada em vigor das novas tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio "sem exceção".

Leia Também: UE está preparada para dialogar tarifas e recusa guerra comercial com EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas