Bardella cancela discurso nos EUA por "gesto nazi" de Steve Bannon

O presidente da União Nacional (RN, Rassemblement National em francês), Jordan Bardella, cancelou hoje o seu discurso num comício conservador mundial em Washington, nos Estados Unidos, após um alegado "gesto nazi" dum antigo conselheiro de Donald Trump.

Notícia

© BASTIEN OHIER/Hans Lucas/AFP via Getty Images

Lusa
21/02/2025 16:22 ‧ ontem por Lusa

Mundo

França

Jordan Bardella devia intervir na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) "sobre os laços entre os Estados Unidos e a França e sobre o recente impulso eleitoral dos partidos patrióticos na Europa", segundo um comunicado.

 

Na quinta-feira, "neste pódio, quando eu não estava presente na sala, um dos oradores fez, de forma provocadora, um gesto que remete para a ideologia nazi", afirmou Jordan Bardella, acrescentando que tinha tomado "a decisão imediata de cancelar o discurso previsto" hoje no evento.

A sua comitiva esclareceu à agência France-Presse que o eurodeputado estava a visar Steve Bannon, antigo conselheiro do Presidente norte-americano, Donald Trump, que fez um discurso inaugural na cimeira mundial de direita e extrema-direita e que em 2018 foi convidado num congresso da Frente Nacional (FN, anterior RN) em França.

O CPAC, que contará também com a presença da eurodeputada francesa de extrema-direita Sarah Knafo, deverá receber Donald Trump e o seu conselheiro Elon Musk, que já foi criticado por um gesto ambíguo semelhante no mês passado.

Leia Também: Macron escolhe Richard Ferrand para presidir ao Conselho Constitucional

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas