Jordan Bardella devia intervir na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) "sobre os laços entre os Estados Unidos e a França e sobre o recente impulso eleitoral dos partidos patrióticos na Europa", segundo um comunicado.
Na quinta-feira, "neste pódio, quando eu não estava presente na sala, um dos oradores fez, de forma provocadora, um gesto que remete para a ideologia nazi", afirmou Jordan Bardella, acrescentando que tinha tomado "a decisão imediata de cancelar o discurso previsto" hoje no evento.
A sua comitiva esclareceu à agência France-Presse que o eurodeputado estava a visar Steve Bannon, antigo conselheiro do Presidente norte-americano, Donald Trump, que fez um discurso inaugural na cimeira mundial de direita e extrema-direita e que em 2018 foi convidado num congresso da Frente Nacional (FN, anterior RN) em França.
Salut nazi au congrès des fascistes à Washington.
— Mathilde Panot (@MathildePanot) February 21, 2025
Jordan Bardella y est présent.
La classe médiatique regarde ailleurs.pic.twitter.com/0MqQzukGMm
O CPAC, que contará também com a presença da eurodeputada francesa de extrema-direita Sarah Knafo, deverá receber Donald Trump e o seu conselheiro Elon Musk, que já foi criticado por um gesto ambíguo semelhante no mês passado.
Leia Também: Macron escolhe Richard Ferrand para presidir ao Conselho Constitucional