Libertados mais cinco reféns pelo Hamas. As imagens da cerimónia

Um sexto refém Hisham al-Sayed, de 37 anos, que entrou na Faixa de Gaza em abril de 2015, será libertado noutro local.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
22/02/2025 12:10 ‧ há 7 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Gaza

Uma cerimónia deu a conhecer cinco dos seis reféns que constavam na lista para serem libertados, este sábado, 22 de fevereiro, na Faixa de Gaza, como parte do acordo de cessar-fogo com Israel.

 

Tal Shoham, de 40 anos, e Avera Mengistu, de 39, foram os primeiros a serem entregues à Cruz Vermelha em Rafah, sul de Gaza, seguindo-se três outros - Eliya Cohen, de 27 anos, o luso-israelita Omer Shem-Tov, de 22, e Omer Wenkert, de 23.

Um sexto refém Hisham al-Sayed, de 37 anos, que entrou na Faixa de Gaza em abril de 2015, será libertado noutro local. Segundo avança a Al Jazeera, que cita fontes próximas, o refém vai ser entregue sem cerimónias. 

Rodeados de dezenas de milicianos armados do Hamas e numa libertação com menos pessoas do que as anteriores, em parte devido ao tempo chuvoso na Faixa de Gaza, os cinco israelitas foram levados para um estrado, na cidade central de Nuseirat, onde fizeram declarações e receberam um documento.

Os três últimos reféns estavam vestidos com uniformes falsos do Exército, apesar de não serem soldados quando foram raptados, descreve a agência de notícias Associated Press (AP).

Shem Tov e Wenkert sorriram e acenaram à multidão.

Ao verem a libertação, a família e amigos de Cohen em Israel, cantaram "Eliya! Eliya! Eliya!" e aplaudiram quando o viram pela primeira vez.

A avó de Shem Tov rejulibou de alegria, gritando: "Omer, minha alegria! Minha Vida", quando o viu.

Os três rapazes foram colocados pela Cruz Vermelha em veículos e seguiram para Israel.

Entre os que regressaram a casa está Omer Shem-Tov, luso-israelita, que foi levado durante o ataque de 7 de outubro de 2023. Omer terá falado pela última vez com os pais por volta das 10 horas desse dia, parecendo estar em pânico com as informações que circulavam, dando conta de mortes e raptos do Hamas na zona.

Depois de entrar no carro de um amigo, partilhou com a família a localização em tempo real. Os pais repararam que o carro seguia em direção a Gaza e, pouco depois, perderam o rasto do filho.

Mais tarde, um vídeo do Hamas, publicado no Telegram, mostrava Omer Shem-Tov e o amigo deitados no chão, na Faixa de Gaza.

Também reféns desde o ataque de 7 de outubro estavam Cohen, Wenkert e Shoman. Este último, israelo-austríaco, desapareceu quando ia visitar os seus sogros em Kibbutz Be'eri ao lado dos seus dois filhos e da sua mulher, que foram anteriormente libertados, avançam meios de comunicação israelita.

Por sua vez, Mengistu, um israelo-etíope, estava em cativeiro em Gaza há mais de uma década - desde 2014.

Após mais de 15 meses de guerra, que fizeram pelo menos 48.208 mortos e mais de 111 mil feridos, as partes em conflito alcançaram em meados de janeiro um acordo de cessar-fogo, que entrou em vigor a 19 de janeiro e previa a troca de 33 reféns israelitas mantidos em cativeiro pelo Hamas por centenas de palestinianos encarcerados em prisões de Israel.

Veja as imagens da cerimónia (e as emoções transmitidas) na galeria acima.

Leia Também: Cinco dos seis reféns libertados pelo Hamas (incluindo luso-israelita)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas