"A criança em idade escolar, não vacinada, foi hospitalizada em Lubbock na semana passada e testou positivo para o sarampo", adiantou o Departamento de Saúde do Texas em comunicado.
O surto de sarampo na zona rural do oeste do Texas cresceu para cerca de 130 casos em nove condados, o que as autoridades de saúde do estado disseram ser o maior do Texas em quase 30 anos.
Há também nove casos registados no leste do estado do Novo México.
O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos confirmou que esta é a primeira morte por sarampo no país desde 2015.
Em 2019, os casos de sarampo foram os piores em quase três décadas e houve um aumento de casos em 2024, incluindo um surto em Chicago que deixou mais de 60 pessoas doentes.
O atual surto está a espalhar-se na comunidade menonita -- um movimento de cristianismo evangélico - no oeste do Texas, onde as pequenas cidades estão separadas por grandes extensões de terra aberta repletas de plataformas petrolíferas, mas ligadas devido às pessoas que viajam entre cidades para trabalhar, ir à igreja, fazer compras de supermercado e outras tarefas.
Dados do Departamento de Saúde do Texas revelam que a maioria dos casos na área ocorre entre pessoas com menos de 18 anos de idade.
Leia Também: Moçambique falha meta de vacinação contra sarampo "devido a protestos"