Diretor da UNICEF demite-se por "comportamento inadequado"
Justin Forsyth tem sido alvo de denúncias de assédio sexual durante o tempo em que liderou a Save the Children.
© Reuters
Mundo Justin Forsyth
O diretor executivo adjunto da UNICEF, Justin Forsyth, apresentou a sua demissão esta quinta-feira. Em causa estão as três queixas apresentadas por "comportamento inadequado" com três mulheres, durante o tempo em que Forsyth esteve à frente da associação Save the Children.
Justin Forsyth foi acusado de assediar estas três mulheres, enviando-lhes mensagens impróprias.
Em comunicado, Forsyth diz que não abandona UNICEF pelos erros cometidos durante o tempo em que esteve na Save the Children, mas sim pelos danos que o que seu caso poderá causar à UNICEF e à Save the Children.
“Quero deixar bem claro que não me estou a demitir da UNICEF por erros cometidos na Save the Children”, afirmou, no documento citado pela Sky News. “Demito-me pelo perigo dos danos que estes casos podem causar, na UNICEF, na Save the Children e numa causa maior. São duas organização que amo e admiro verdadeiramente”, reiterou.
Forsyth diz que, na altura dos casos de assédio, pediu desculpas às três mulheres envolvidas e garante que "os casos foram tratados através de um processo adequado há uns anos".
As Nações Unidas afirmaram que têm uma abordagem de tolerância zero para casos de assédio e de abuso sexual e que, nesse sentido, irá tomar medidas para aumentar o apoio dado às vítimas destes abusos.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, criou um grupo de trabalho para tratar de casos de assédio sexual dentro da organização em dezembro do ano passado.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com