MP acusa dois empresários de Cantanhede de tráfico de pessoas

O Ministério Público acusou dois empresários da zona de Cantanhede e uma empresa gerida por um deles por tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e exploração laboral, segundo uma nota do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Notícia

© Global Imagens

Lusa
20/03/2021 11:48 ‧ 20/03/2021 por Lusa

País

Tráfico de pessoas

 

A acusação surgiu após uma investigação do SEF iniciada em 2018 e que durou cerca de um ano, que permitiu a sinalização e salvaguarda de dois cidadãos originários da Europa de Leste, um comunitário e outro de país terceiro, que, na altura, foram imediatamente instalados em habitações seguras, dimensionadas para alojar cidadãos vítimas de tráfico de pessoas.

Segundo o SEF, os dois cidadãos estrangeiros foram durante vários anos objeto de exploração laboral por parte dos agora acusados, "a troco de remunerações irrisórias ou inexistentes", sendo estes obrigados a trabalhar além dos limites horários impostos por lei e pernoitando em vacarias e viaturas.

Os patrões nunca trataram da sua regularização documental em Portugal.

A empresa envolvida desenvolvia parte da sua atividade na venda de produtos em feiras, e as vítimas carregavam e descarregavam o material que ia ser vendido e realizavam, ainda, trabalho doméstico indiferenciado.

Leia Também: Forças de segurança vão ter oficial para monitorizar discriminação

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas