A Proteção Civil de Portimão emitiu, esta noite, um aviso à população para os próximos dois dias, devido à previsão de tempo quente e seco e ao risco de incêndio rural no concelho.
Na segunda-feira, 16 de agosto, as máximas deverão rondar os 38ºC, sendo que as mínimas vão estar acima dos 20ºC na generalidade do território. O mesmo acontece na terça-feira, ainda que as máximas estejam ligeiramente mais baixas, a rondar os 35ºC.
O risco de incêndio rural vai estar, segundo a Proteção Civil, no nível máximo.
Face a estas previsões, "esperam-se condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais" e "possível afetação dos grupos populacionais mais vulneráveis", alertam as autoridades.
Assim, estão proibidas: a realização de queimadas e fogueiras, a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos; queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem; a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
A Proteção Civil de Faro relembra ainda a importância de se proteger dos efeitos negativos do calor intenso na saúde mantendo-se informado, hidratado e fresco, devendo seguir as recomendações da Direção-geral da Saúde.
Leia Também: Madeira. Alerta vermelho para tempo quente nas montanhas até terça-feira