Morreu o jornalista Mário Mesquita, atual vice-presidente da ERC

A notícia está a ser avançada pelo Diário de Notícias, que cita fonte próxima do professor universitário, jornalista e antigo diretor daquele jornal. Terá sido vítima de uma crise cardíaca.

Notícia

© Lusa

Notícias ao Minuto com Lusa
27/05/2022 14:14 ‧ 27/05/2022 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Mário Mesquita

O jornalista Mário Mesquita morreu aos 72 anos, esta sexta-feira, vítima de uma crise cardíaca, avança o Diário de Notícias, citando fonte próxima. Mário Mesquita formou várias gerações de jornalistas em Portugal e foi diretor daquele jornal. 

Mário Mesquita, que era vice-presidente do Conselho Regulador da Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) desde 14 de dezembro de 2017, nasceu em Ponta Delgada, Açores, em janeiro de 1950.

Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lovaina, Mário Mesquita foi diretor do Diário de Notícias e do Diário de Lisboa, tendo trabalhado ainda nos jornais República e Público. Foi também fundador do Partido Socialista (PS). 

Foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique, em 1981, pelo presidente António Ramalho Eanes, como mérito pela atividade cívica e política.

Em meados do ano passado, recorde-se, um grupo de académicos juntou-se para homenagear o percurso do jornalista e professor, cujo resultado foi editado num livro.

Com o título 'A liberdade por princípio: estudos e testemunhos em homenagem a Mário Mesquita', da editora Tinta da China, a obra, com mais de 800 páginas, contou com a coordenação de Carlos Guilherme Riley, Cláudia Henriques, Pedro Marques Gomes e Tito Cardoso e Cunha.

Mário Mesquita foi provedor dos leitores do DN entre 1997 e 1998 e ajudou a criar a licenciatura em jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, na qualidade de professor associado convidado e foi professor auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa.

Enquanto jornalista foram-lhe atribuídos vários prémios e é autor de oito livros sobre comunicação social.

[Notícia atualizada às 14h27]

Leia Também: Palestina. Jornalista Shireen Abu Akleh morta por soldado israelita

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas