Milhões de pessoas de todo o mundo aderiram, este sábado, à Hora do Planeta, apagando as luzes durante uma hora. Nestes 60 minutos, quase 90 municípios portugueses também se juntaram à iniciativa, fazendo algo positivo para que o nosso planeta seja mais saudável.
Em Portugal, a iniciativa decorreu entre as 20h30 e as 21h30.
"Juntos, podemos criar um raro momento de união pelo planeta, destacando a perda da natureza e a crise climática em escala global e inspirando outros a agir e a defender mudanças urgentes", refere a Hora do Planeta no seu site.
A Câmara Municipal de Lisboa aderiu à iniciativa e, durante uma hora, apagou as luzes da Praça do Município.
#Lisboa associou-se à Hora do Planeta da @wwfportugal e apagou as luzes da Praça do Município durante 1 hora. #horadoplaneta #lightout pic.twitter.com/dUq0QqCVDW
— Lisboa (@CamaraLisboa) March 25, 2023
Por sua vez, o Parlamento Europeu também se associou ao movimento, revelando um vídeo no qual se vê as luzes a apagarem-se em todo o edifício.
"É só desligar o interruptor. Só uma hora. Só uma Terra. Porque não há Planeta B", pode ler-se na legenda das imagens.
One switch. One hour. One Earth.
— European Parliament (@Europarl_EN) March 25, 2023
Because there is no Planet B.
Tonight the European Parliament switches off the lights from 20.30 to 21.30 CET.
Join us in marking #EarthHour! And here is more on what the Parliament is doing to protect our planet https://t.co/q4zF44bsON pic.twitter.com/LubeXFL1Bm
A Hora do Planeta estreou-se em Sidney, na Austrália, em 2007. Até hoje, já envolveu mais de 190 países e territórios. O evento é organizado pela WWF (World Wide Fund for Nature), que incentiva a união de todas as comunidades no combate às alterações climáticas.
Leia Também: Hora do Planeta é no sábado. Beba um cocktail à luz das velas para ajudar