A Policia Judiciária (PJ), em articulação com a Europol/European Cybercrime Center (EC3), realizou nos meses de junho, outubro e novembro de 2023, pelo nono ano consecutivo, uma operação contra o branqueamento de capitais através da angariação de 'mulas de dinheiro' ('money mule'), denominada EMMA 9, envolvendo um total de 26 países.
A operação teve como resultado global a detenção de 1.030 pessoas e a identificação de mais de 10.759 'mulas de dinheiro', assim como a tomada de medidas cautelares que permitiram evitar a perda de 32 mil milhões de euros.
A nível nacional, refere a PJ num comunicado enviado, esta segunda-feira, ao Notícias ao Minuto, foram detidos oito suspeitos, identificadas 425 'mulas de dinheiro' e 59 pessoas angariadoras de 'mulas de dinheiro'.
Houve ainda 93 pessoas constituídas arguidas e foram identificadas 590 contas bancárias para transações ilícitas, no conjunto de 300 investigações.
Ao todo, só em Portugal, foram identificadas 377 vítimas e um prejuízo patrimonial apurado em quase 17 milhões de euros.
Recorda a PJ que as 'money mules' são pessoas recrutadas por organizações criminosas para o levantamento de dinheiro ou transferências ilícitas de fundos, "passando, também elas, a ser intervenientes e autoras de crimes".
Leia Também: A burla pode estar à distância de uma chamada. Saiba como identificar