"Creio que essa escolha é, do ponto de vista da qualidade e da capacidade da personalidade escolhida, a Dra. Maria Luís Albuquerque, inquestionável", afirmou, em declarações aos jornalistas.
Falando à margem da inauguração de um novo equipamento cultural de Penafiel, no distrito do Porto, o chefe do Governo assinalou que "Portugal terá seguramente na Comissão Europeia uma representação que vai honrar o país, mas que vai, sobretudo, contribuir para políticas europeias que sirvam os interesses dos cidadãos europeus".
Questionado sobre as críticas do PS à nomeação de Maria Luís Albuquerque, nomeadamente a alegada "falta de sentido de estado" nesta matéria por parte do Governo, Montenegro sinalizou que o modelo que conduziu à indicação do anterior comissário português pelo executivo de António Costa "foi muito similar a este".
Em sentido crítico, acrescentou que, aquando da nomeação do comissário europeu pelo anterior Governo socialista [Elisa Ferreira],foi muito diferente a reação do maior partido da oposição, à data o PSD.
"É importante analisar e ver as diferenças com aquilo que o principal partido da oposição diz hoje", acentuou.
Leia Também: Negociações para OE? Montenegro não entende "agitação" e pede "calma"