Treze no sábado, catorze no domingo. Urgências fechadas mas há "resposta"

Confrontado com este cenário, o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) garantiu, na quinta-feira, que "todas as grávidas e crianças vão ser atendidas e vai haver uma resposta".

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
30/08/2024 09:27 ‧ 30/08/2024 por Notícias ao Minuto

País

Saúde

Pelo menos 13 serviços de urgência de ginecologia/obstetrícia e de pediatria estarão encerrados no sábado, a maioria dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo. Este número aumenta para 14 no domingo mas, segundo o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), António Gandra d'Almeida, "todas as grávidas e crianças vão ser atendidas e vai haver uma resposta".

 

No sábado, entre as 13 unidades encerradas nove são relativas a serviços de ginecologia/obstetrícia e pediatria, sendo que sete dessas estão localizadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, informou a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), num comunicado enviado às redações na quinta-feira.

Além disso, três serviços de urgência vão estar referenciados para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, ao passo que 155 unidades estarão abertas.

Já no domingo, o número de unidades encerradas, que se encontra em atualização, aumentou para 14, havendo ainda quatro serviços referenciados para o CODU do INEM e 154 abertos, segundo o site do SNS.

Confrontado com este cenário, António Gandra d'Almeida garantiu, na quinta-feira, que "todas as grávidas e crianças vão ser atendidas e vai haver uma resposta", em entrevista à SIC Notícias.

"Estamos a trabalhar para reverter alguns dos casos. Temos urgências abertas na Margem Sul, que estão referenciadas ao CODU. Ou seja, sempre for necessário, o INEM liga e, se houver essa capacidade, os hospitais conseguem receber. O que é importante é funcionar em rede", disse.

O responsável admitiu ainda que, "sempre que for necessário, vamos recorrer aos parceiros que têm disponibilidade para tal", incluindo unidades privadas, que já atenderam 27 grávidas este verão no âmbito da parceria com o SNS.

Saliente-se que o DE-SNS assegurou estar a monitorizar a situação "ao minuto", por forma a garantir "o funcionamento em rede e o acesso a cuidados de saúde a quem necessita".

"Ao ligar para a linha SNS 24/SNS Grávida - 808 242 424, o utente é imediatamente sujeito a uma triagem que permite aferir a resposta mais adequada para cada caso, aliviando assim as urgências para os casos verdadeiramente urgentes", recordou.

Leia Também: Urgências fechadas? "Sempre que for necessário vamos recorrer a privados"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas