Fonte oficial da câmara municipal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, confirmou à Lusa a reabertura do parque sediado na freguesia de Avintes e cuja área se estende até Vilar de Andorinho.
A decisão de encerrar por precaução foi avançada na segunda-feira por fonte camarária antes do início da reunião do executivo municipal, que decorreu sem a presença do presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues (PS), que estava a acompanhar o combate às chamas no concelho.
Sete pessoas morreram e 166 ficaram feridas devido aos incêndios que atingem desde domingo sobretudo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra, e que destruíram dezenas de casas.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabiliza cinco mortos, excluindo da contagem dois civis que morreram de doença súbita.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 121 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam mais de 100 mil hectares, 83% da área ardida em todo o território nacional.
O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e sexta-feira dia de luto nacional.
Leia Também: Castro Daire. Fogo tem "cerca de 10 frentes ativas com pouca intensidade"