Dois homens estrangeiros, que pertencem a uma rede criminosa internacional dedicada a fraudes, foram detidos em Portugal, revelou a Polícia Judiciária (PJ), esta sexta-feira, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
De acordo com os inspetores, os suspeitos, que têm 35 e 37 anos, terão lesado vários cidadãos norte-americanos, maioritariamente idosos, em milhões de euros, com as já conhecidas 'cartas da Nigéria'.
A atividade criminosa era desenvolvida, pelo menos, desde 2021. E o modus operandi assentava, segundo a PJ, "no envio de cartas individualizadas, invocando a existência de uma herança há muito esquecida ou de uma doação oriunda de um doente oncológico em estado terminal, residente num lar, de que as vítimas seriam beneficiárias, na ordem dos vários milhões de euros".
Após resposta à carta, era pedido às vítimas o envio de vários documentos, entre os quais a cópia do documento de identificação e outros dados pessoais.
Posteriormente, os suspeitos solicitavam o pagamento de sucessivos montantes, a título de custos relacionados com seguros, taxas bancárias/administrativas e impostos.
Ambos os detidos estão já em prisão preventiva, enquanto aguardam extradição para os EUA.
Leia Também: EUA interditam seis domínios de internet usados por espiões russos