O último balanço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indica que foram registadas, entre as 18h00 de terça-feira e as 13h40 desta quarta-feira, mais de 2.000 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a grande maioria quedas de árvores.
Em declarações ao Notícias ao Minuto, José Miranda, oficial de operações da ANEPC, revelou que se registou um total de 2.272 ocorrências no referido período, mais de 77% foram quedas de árvores. Além disso, 16% das ocorrências foram quedas de estruturas e não houve nada significativo no que diz respeito a inundações.
A região Norte foi a mais afetada, com 1.618 ocorrências.
Nestas ocorrências foram empenhados 7.184 operacionais e 2.587 meios terrestres, indicou o responsável.
Quanto a outro tipo de danos, como em habitações ou viaturas, a ANEPC não conseguiu adiantar dados, uma vez que estas situações foram tratadas a nível municipal.
Recorde-se que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos para distritos do norte e centro do país relacionados com vento e chuva forte até às 12h00 de hoje.
O estado do tempo em Portugal está a ser afetado pela tempestade Kirk.
Ao longo das últimas horas, várias escolas foram encerradas por prevenção, a circulação rodoviária e ferroviária foram afetadas em vários locais, registaram-se inúmeras quedas de árvores e houve também falhas de eletricidade - cerca de 175 mil pessoas, de acordo com a E-Redes. Os distritos mais afetados por estas falhas foram Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro.
Uma das situações mais graves, note-se, foi a queda de uma grua sobre um prédio residencial, que deixou uma família de quatro pessoas ficou desalojada, em Vila Nova de Gaia.
Leia Também: Queda de grua em Gaia devido ao mau tempo desalojou quatro pessoas