O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, inaugurou esta terça-feira o Centro de Alojamento Temporário do Convento do Grilo, "mais uma resposta social para pessoas em situação de sem-abrigo".
"O Centro de Alojamento Temporário do Convento do Grilo, uma solução da Santa Casa da Misericórdia, conta com 90 vagas e insere-se na estratégia de Lisboa para esta área. Uma estratégia com medidas que se complementam e que atuam na prevenção, intervenção e inserção. Continuaremos a trabalhar em conjunto para responder às necessidades das pessoas", escreveu o autarca na rede social X (ex-Twitter).
O local destina-se, sobretudo, a pessoas que, apesar de trabalharem, têm de viver na rua porque os seus rendimentos não lhes permitem alugar ou comprar casa.
Lisboa tem mais uma resposta social para pessoas em situação de sem-abrigo. O Centro de Alojamento Temporário do Convento do Grilo, uma solução da Santa Casa da Misericórdia, conta com 90 vagas e insere-se na estratégia de Lisboa para esta área. Uma estratégia com medidas que se… pic.twitter.com/4FxV9GzSpe
— Carlos Moedas (@Moedas) December 10, 2024
O centro tem capacidade para acolher 48 pessoas, mas pode atingir as 90 vagas no caso de os quartos serem duplos, refere a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que explica que estão destinadas a pessoas que vivam na rua "há menos de um ano, por incapacidade financeira de aceder ao mercado de habitação, embora aufiram rendimentos do trabalho ou da formação".
Dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança (MTSSS) mostram que até ao dia 31 de dezembro de 2023 havia 4.871 pessoas em situação de sem-abrigo na área metropolitana de Lisboa, 3.378 das quais na cidade de Lisboa.
Leia Também: Ministra não vê reparos de Marcelo sobre sem-abrigo como "críticas"