Porto. Moreira diz não haver alternativa para autocarros na Costa Cabral

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou hoje não existir "nenhuma alternativa" para o transporte público que circula na Rua de Costa Cabral, via estruturante que liga o Jardim do Marquês à Areosa.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
10/02/2025 15:16 ‧ há 10 horas por Lusa

País

Porto

"Não há nenhuma alternativa àquela rua para a STCP [Sociedade de Transportes Coletivos do Porto] e, portanto, se vedássemos aos autocarros, não havia forma de circulação", afirmou o autarca.

 

À margem da reunião privada do executivo, Rui Moreira assinalou ainda que, enquanto a rede de metro "não se desenvolver de outra forma", a Rua de Costa Cabral continua a ser fundamental para o transporte público de passageiros e táxis, mas também para bicicletas, a quem, em 2020, foi alargada a circulação em corredores BUS.

Com cerca de cinco quilómetros, a Rua de Costa Cabral, que liga o Jardim do Marquês à Areosa, é uma das maiores artérias da cidade.

Naquela via confluem diversas atividades, como comércio, serviços, escolas e clubes desportivos.

"A rua é ladeada por casas e edifícios à face e, ao mesmo tempo, as faixas de rodagem ocupam cerca de 70% da sua largura, ou seja, cada um dos passeios representa apenas 15%", detalhou Rui Moreira, acrescentando que se "conseguia resolver" o problema se a Rua de Costa Cabral não fosse considerada via estruturante no Plano Diretor Municipal (PDM).

"Aí, conseguir-se-ia seguramente melhorar a circunstância da rua e até se poderia colocar um sentido único. Sucede que não há alternativa àquela rua para o transporte público. Não existe", reforçou, considerando que tornar a Rua de Costa Cabral numa rua pedonal "matava as escolas" e teria impactos negativos no comércio que já se queixa da falta de acessos.

Já quanto à hipótese de os autocarros poderem circular em apenas parte da rua, como entre os Combatentes e o Jardim do Marquês, Rui Moreira referiu que para isso "mais vale não haver autocarros".

"Se já hoje a velocidade comercial dos autocarros é baixa, se pusermos a fazer ângulos retos sucessivos então mais vale não haver autocarros", considerou, acrescentando não conhecer "nenhum estudo" que resolva o que os estudos do município provaram quando o assunto foi discutido em sede de PDM.

Há cerca de duas semanas, quando questionado pela vereadora da CDU sobre as preocupações partilhadas por um encarregado de educação da Academia de Música de Costa Cabral, Rui Moreira afirmou não existirem "milagres" para solucionar os "muitos problemas que conflituam" naquela artéria.

No final de janeiro, durante uma reunião da Assembleia Municipal, um encarregado de educação da Academia de Música de Costa Cabral apelou para que fossem adotadas medidas para promover a segurança rodoviária naquela via.

Leia Também: Rui Moreira diz que vice-presidente Filipe Araújo será candidato ao Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas