O Governo nomeou, esta segunda-feira, o antigo secretário de Estado João Taborda da Gama como novo coordenador nacional da Estratégia Europeia para Combater o Antissemitismo e Promover a Vida Judaica. Um cargo que, de acordo com o Executivo, "não é remunerado".
"O Governo português está empenhado em combater o antissemitismo e desenvolver uma estratégia de prevenção face às ameaças crescentes de discriminação da comunidade e da cultura judaica", lê-se no comunicado do Executivo.
O advogado, árbitro e jurisconsulto João Taborda da Gama é professor na Faculdade de Direito da Universidade Católica desde 2008 e membro do Practice Council do ITP da Universidade de Nova Iorque.
Foi ainda secretário de Estado da Administração Local do XX Governo Constitucional e membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos Fiscais, eleito pela Assembleia da República na altura.
O Governo recorda ainda, na mesma nota, que no final de janeiro o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, esteve em Auschwitz, a "representar o Estado português" no 80.º aniversário da libertação do campo de concentração.
A Estratégia Europeia para Combater o Antissemitismo e Promover a Vida Judaica foi apresentada pela Comissão Europeia em 2021 e, em outubro do ano passado, o Conselho da União Europeia aprovou uma declaração sobre o apoio à vida judaica e o combate ao antissemitismo, "tendo em consideração a existência de níveis alarmantes de antissemitismo em toda a União".
Leia Também: Trump vai assinar ordem executiva para deportar ativistas antissemitas