O "lobo com pele de cordeiro" ou a desonesta? Reações ao debate BE - IL

Considerado um "debate civilizado", o confronto entre Catarina Martins e João Cotrim Figueiredo dividiu-se nas reações como nas propostas para o país: em polos opostos em quase tudo.

Notícia

© DR

Tomásia Sousa
07/01/2022 11:27 ‧ 07/01/2022 por Tomásia Sousa

Política

Legislativas

O debate entre Catarina Martins e João Cotrim Figueiredo, transmitido pela SIC Notícias esta quinta-feira, abordou questões como os impostos, o Serviço Nacional de Saúde, o salário mínimo e a educação.

Divididos em todos os temas, os dois candidatos às Legislativas discutiram num tom moderado e, por vezes irónico.

Assim também foram, igualmente, os comentários dos apoiantes dos dois extremos ideológicos.

Nas redes sociais, o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, abordou a questão da saúde e dos salários.

"Para a IL o problema do Salário Mínimo Nacional não é ser baixo, é sua própria existência", referiu.

 

Também a deputada Joana Mortágua foi acompanhando o debate no Twitter e apontou a mesma crítica a Cortim Figueiredo, que defende o fim do salário mínimo nacional.

 

 

Ao bloquista Fabian Figueiredo, não passou despercebida a forma como o líder do IL escapou à questão, quando Catarina Martins o confrontou com o facto de aquele partido defender que Portugal deixe de financiar o ensino superior público.

 

 

Do lado do Iniciativa Liberal, Mário Amorim Lopes acusou Catarina Martins de "desonestidade intelectual" por comparar os gastos em Saúde em Portugal e na Alemanha "em valores absolutos".

 

Fernando Figueiredo, que foi candidato do IL à Câmara Municipal de Viseu nas últimas autárquicas, criticou no Twitter a resposta da coordenadora do Bloco quando questionada sobre os custos do reforço do Serviço Nacional de Saúde.

 

 

Luís Aguiar-Conraria, professor catedrático da Universidade do Minho, defendeu que este foi "o melhor debate até hoje" e que "não faz qualquer sentido declarar vencedores".

Para o académico, o frente a frente entre Catarina Martins e Cotrim Figueiredo foi "muito civilizado" e "com ideias muito diferentes".

 

 

Leia Também: IL faz "da irresponsabilidade propaganda". BE é "bloqueio de Esquerda"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas