Rui Rui agradece aos que votaram no PSD e parabeniza Costa pela vitória
O PSD ficou em segundo lugar, com 27,80% dos votos e 71 deputados, a que se somam mais cinco eleitos em coligações.
© PSD
Política Eleições antecipadas
O presidente do PSD, Rui Rio, usou esta segunda-feira a rede social Twitter para não só agradecer aos que votaram no partido que preside como também para dar os parabéns ao vencedor das eleições, o PS de António Costa.
Numa publicação feita neste final de tarde, 24 horas após o fecho das urnas que deram a Rio a derrota, o social-democrata escreve: "O meu agradecimento a todos os que votaram e confiaram no PSD. O meu respeito por todos os adversários que democraticamente lutaram pelas suas convicções".
Por fim, Rui Rio dá os parabéns a Costa: "Os meus parabéns ao Partido Socialista e ao seu Secretário-geral, António Costa, pela vitória alcançada".
O meu agradecimento a todos os que votaram e confiaram no PSD. O meu respeito por todos os adversários que democraticamente lutaram pelas suas convicções. E os meus parabéns ao Partido Socialista e ao seu Secretário-geral, António Costa, pela vitória alcançada.
— Rui Rio (@RuiRioPSD) January 31, 2022
Com 41,7% dos votos e 117 deputados no parlamento, quando faltam atribuir apenas os quatro mandatos dos dois círculos da emigração, António Costa alcança a segunda maioria absoluta da história do Partido Socialista, depois da de José Sócrates em 2005.
O PSD ficou em segundo lugar, com 27,80% dos votos e 71 deputados, a que se somam mais cinco eleitos em coligações, enquanto o Chega alcançou o terceiro lugar, com 7,15% e 12 deputados, a Iniciativa Liberal (IL) ficou em quarto, com 5% e oito deputados, e o Bloco de Esquerda em sexto, com 4,46% e cinco deputados.
A CDU com 4,39% elegeu seis deputados, o PAN com 1,53% terá um deputado no parlamento, e o Livre, com 1,28% também um deputado. O CDS-PP alcançou 1,61% dos votos, mas não elegeu qualquer deputado.
Leia Também: PSD Porto diz que resultado espelha "falhanço" da estratégia ao centro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com