Numa declaração feita esta terça-feira à margem de uma audição do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, sobre o aumento do preço dos combustíveis, João Oliveira disse que a guerra na Ucrânia é apenas um "pretexto" para o aumento dos combustíveis no nosso país.
O líder parlamentar do PCP disse que a reunião sobre esta temática era importante “para evitar que, depois da epidemia ter servido como pretexto para um conjunto de medidas que foram tomadas para aumentar os milhões de euros de lucros dos grupos económicos, seja agora a guerra o novo pretexto para atingir os mesmos objetivos”.
Para João Oliveira, "não há justificação nenhuma que não seja o aumento dos lucros" para o aumento dos preços que se tem vindo a registar dado que os combustíveis que estão atualmente a ser vendidos "estão armazenados há muito tempo".
"A guerra é o pretexto que é agora utilizado", defende o líder.
O ministro dos Negócios Estrangeiros e os secretários de Estado da Energia e dos Assuntos Fiscais vão à Comissão Permanente do parlamento na próxima terça-feira, dia 15, debater política europeia e o aumento do preço dos combustíveis, respetivamente.
Leia Também: Aumento dos combustíveis vai ser discutido dia 15 na Assembleia