A Iniciativa Liberal (IL) pediu esta sexta-feira uma audição à ministra da Agricultura para a ouvir na Assembleia da República (AR) sobre o caso de Carla Alves, a secretária de Estado demissionária que esteve no cargo pouco mais de 24 horas.
Para o deputado Rui Rocha é "urgente" que Maria do Céu Antunes esclareça qual era o seu "grau de conhecimento" do caso de arresto das contas que a sua nomeada tem com o marido e ex-autarca de Vinhais, Américo Pereira.
"As explicações que nós precisamos, e por isso vamos pedir com urgência que a senhora ministra da Agricultura venha ao Parlamento prestá-las, é qual era o grau de conhecimento da senhora ministra da Agricultura tinha porque nos parece impossível de aceitar que, sabendo das circunstâncias da senhora secretária de Estado, não tivesse ela própria feito uma avaliação política da impossibilidade de uma nomeação. Portanto, queremos saber o que é que a senhora ministra da Agricultura sabia e que avaliação política foi foi capaz de fazer porque parece-nos que foi nenhuma", atirou o parlamentar.
Para a Iniciativa Liberal, o caso não só deixou Maria do Céu Antunes "muitíssimo fragilizada" como "demonstra a degradação do Governo a passos acelerados". Por isso, defendeu Rui Rocha esta sexta-feira, a partir da AR, "mais esta demissão" só mostra que "todo" o atual Executivo "já não devia estar em funções".
A Iniciativa Liberal entende que este Governo já não devia estar em funções. A Ministra da Agricultura, em particular, é uma nulidade política desde a sua nomeação, tendo demonstrando a sua incompetência em vários episódios.
— Rui Rocha (@runroc) January 6, 2023
+ pic.twitter.com/OyYggNlqec
Recorde-se que o jornal Público noticiou hoje que a secretária de Estado da Agricultura demissionária, Carla Alves, informou a ministra da tutela, Maria do Céu Antunes, antes de tomar posse como governante na passada quarta-feira, acerca das contas arrestadas que partilha com o marido.
Leia Também: Caso Carla Alves. Ministra da Agricultura diz que "está tudo esclarecido"